Mercado Medieval aposta na animação infantil e espera dez mil no castelo (VÍDEO)
O maior dos eventos do ano agendado para o castelo de Leiria está marcado para 25, 26 e 27 de julho.
O Mercado Medieval “EM TEMPOS D’EL REY D. DINIS” terá mais de 24 horas de animação e mais de 100 atores e figurantes, cerca de 250 atuações, 50 mercadores, artesãos e artificies, dois espaços infantis, dez grupos de animação musical e teatral, três tabernas medievais, três acampamentos civis e um militar.
Aos três dias, nos quais se aguarda a afluência de milhares de pessoas no castelo de Leiria há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, exposições, combates entre cavaleiros, mesas pedagógicas e um jardim medieval, até ao tiro com arco longo, mostra de armas e gastronomia da época.
No dia 25, sexta-feira, o Castelo abre ao público às 20:00 e mantém-se aberto até às 00:00. No dia 26, sábado, o Mercado Medieval começa às 14:00 e acaba às 00:00. No dia 27, domingo, o público pode visitar aquele espaço entre as 14:00 e as 22:00.
O preço da entrada para esta mostra histórica é de 3 euros. As crianças com menos de 10 anos entram gratuitamente.
A realização da iniciativa insere-se na estratégia de atração turística do município, fortalecendo a identidade cultural de Leiria.
Clique aqui para ver o mapa do evento
Clique aqui para ver programa completo do evento
Passatempos dão direito a bilhetes. Bilhetes e fotos, a oportunidade de viajar até Paris
Este ano, para além do regresso ao passado, a companhia aérea Aigle Azur, que se assume como patrocinadora oficial do evento, faz questão em oferecer três viagens a Paris, de ida e volta, para o qual estão habilitados todos aqueles que tiverem na sua posse o ingresso para o Mercado Medieval.
Guarde o seu bilhete, tire fotografias ao evento, envie-nos a sua identificação e a sua melhor foto para municipioleiria@gmail.com. As fotografias têm de ser enviadas até ao final do dia de terça-feira, 29 de julho. Os autores das três melhores imagens, escolhidas por um júri composto por três fotógrafos profissionais, ganham a oferta da companhia aérea, um bilhete de ida e volta à capital francesa, que não inclui taxas de aeroporto.
O nome do trio vencedor e a divulgação das fotografias será realizada no "site" e no facebook do município de Leiria durante a semana seguinte ao evento.
Antes, de 21 a 25 de julho, temos um passatempo no facebook do município de Leiria, no qual oferecemos 10 bilhetes por dia para o Mercado Medieval. Se ficar no top cinco das frases com mais gostos, ganha dois ingressos. Nesses cinco dias, as pessoas são desafiadas a escrever uma frase sobre o património natural, cultural e turístico do concelho de Leiria numa publicação que termina às 00:00 de cada um dos dias. Na segunda-feira, a frase terá de ser dedicada ao castelo de Leira. Na terça-feira, a Monte Real. No dia seguinte, à praia do Pedrógão. Na quinta-feira, à Lagoa da Ervedeira. Na sexta, ao Vale do Lapedo. Os vencedores poderão, depois, levantra os respetivos ingressos num dos dias do evento no m|i|mo - museu da imagem em movimento, perto do castelo de Leiria.
Os patrocinadores
Organizado pela Câmara Municipal de Leiria, o evento conta com o apoio de: A.Braz Heleno, Aigle Azur, Companhia das Linhas, Foto Monumental, Novadis, Ourivesaria Charme, Sagres e SUMA.
Este evento tem ainda a colaboração do Agrupamento CNE 127 Sé – Leiria, da Associação Folclórica da Região de Leiria -Alta Estremadura, do Centro Equestre Francisco Alcaide, do Paço da Rainha e TASE – Teatro de Animação de Santa Eufémia.
Os recordes
As recriações históricas têm vindo a atrair cada vez mais visitantes ao Castelo de Leiria. Em 2013 este ex-libris da cidade bateu o recorde com a visita de 60 738 pessoas, um acréscimo de 8713 visitantes relativamente a 2012 e um aumento de 40 porcento relativamente às visitas em 2009.
Estes números atestam o sucesso da política de programação cultural delineada pelo município para o castelo de Leiria, cuja notoriedade nacional confirma o espaço como um equipamento âncora na atração de visitantes a Leiria.