Câmara inaugura três centros escolares
A Câmara Municipal de Leiria inaugurou esta semana três centros escolares, num investimento total de 4.593.067,30€.
No total, foram inauguradas 30 salas, duas do pré-escolar, 28 do 1.º Ciclo, para além de outras valências como gabinetes de apoio, refeitórios e espaços polivalentes, biblioteca e salas de professores.
Centro Escolar da Barreira
10 salas do 1.º ciclo | investimento: 1.267.034,48€
Escolas que integram o centro escolar
EB Telheiro
EB Andreus
Centro Escolar de Parceiros
10 salas do 1.º ciclo | investimento: 1.739.490,20€
Escolas que integram o centro escolar
EB Parceiros
EB Pernelhas
Centro Escolar de Maceira
8 salas do 1.º ciclo + 2 salas pré-escolar| investimento: 1.586.542,62€
Escolas que integram o centro escolar
EB Arnal
EB A-do-Barbas
EB Maceira Lis
EB Maceirinha
EB Pocariça
JI Arnal
JI Maceira Lis
Capacidade:
- Centro Escolar de Maceira - Cerca de 220 alunos no 1º ciclo e até 50 no pré-escolar
- Centro Escolar de Parceiros - 250 no 1º ciclo
- Centro Escolar de Barreira - 250 no 1º ciclo
No ano letivo 2015/2016 estão inscritos
Barreira - 135
Parceiros - 163
Maceira - 149 do 1º ciclo e 40 no pré-escolar
Estas são as inscrições relativas ao primeiro ano de funcionamento, estando previsto para 2016/2017 um número de inscrições próximo da capacidade total de cada um dos espaços, tal como aconteceu com o Centro Escolar de Monte Real que abriu o ano passado.
Resposta Municipal
Os centros escolares de Parceiros e Barreira vêm constituir oferta e dar resposta a zonas de expansão e crescimento urbano e de desenvolvimento económico, para além de proporcionarem melhores condições de aprendizagem do que as que existiam nos atuais estabelecimentos de ensino.
O Município de Leiria considera estruturante a edificação dos centros escolares, na medida em que permite aumentar a qualidade dos espaços e serviços prestados pelas escolas, bem como responder às exigências da escola a tempo inteiro.
Estas intervenções concretizadas em áreas geograficamente centrais permitem apetrechar os estabelecimentos de ensino com espaços educativos diferenciados e multifuncionais e concentrar recursos sem descurar as vertentes de apoio social e componente de apoio à família.