Nuno Lobo Antunes marca presença na conferência (In)sucesso Escolar

AumentarDiminuir
Jornadas 2 1 675 2500
11 Janeiro 2017

O médico e escritor Nuno Lobo Antunes é o convidado da Conferência (In)sucesso Escolar, que decorre dia 18 de fevereiro, uma iniciativa no âmbito do Programa de Promoção de Educação para a Saúde na área do Desenvolvimento Infantil, promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Centro Hospitalar S. Francisco, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.

Esta conferência, inicialmente marcada para 25 de fevereiro e antecipada para dia 18 por motivos alheios à organização, tem entrada gratuita (limitada à lotação da sala), realiza-se no Teatro Miguel Franco entre as 10:00 e as 13:30, sendo a segunda de uma série de conferências e workshops que tiveram início em 17 de novembro de 2016 e que terminam com um Congresso a realizar no dia 3 de junho de 2017.

Os Workshops acontecem da parte da tarde e destinam-se essencialmente a professores, educadores, psicólogos e técnicos. Com a duração de 1:20, cada workshop está aberto a 15 participantes. As inscrições, no valor de 12,50 euros por pessoa, podem ser efetuadas através do email: pediatria@chsf.pt ou do telefone: 244 819 374.

Programa dos workshops:

"Medo de ir à Escola - Crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo”

Possíveis causas, sintomas e estratégias a adotar para ajudar as crianças a superar o medo.

A perspetiva do Professor/Educador

“Professores: cuidados a ter com a voz”

- Anatomo-fisiologia da voz

- Principais sinais de alterações vocais - Alterações vocais mais frequentes - Avaliação da voz

- Hábitos de higiene vocal

“Gestão e regulação emocional no contexto escolar “

Principais sinais de alerta Monitorizar os sintomas Intervenção primária/precoce Gestão de comportamentos no contexto de sala de aula

“Perturbações do Neurodesenvolvimento à luz do DSM-V”

As Perturbações do Neurodesenvolvimento são alterações neurobiológicas no desenvolvimento típico da criança que podem estar presentes desde o nascimento ou manifestarem- se mais tarde. Vamos conhecê-las à luz do novo modelo nosológico

"Um por todos e todos por um"

Trabalho em equipa; Efeitos colaterais: tempo; saúde física, mental e emocional; Promoção saúde, comunicação e relação interpessoal

No final serão emitidos certificados de presença na conferência e nos workshops.

O Programa de Promoção de Educação para a Saúde

Integrado no projeto do Município "Leiria Tem Saúde", é destinado a toda a comunidade educativa do Concelho de Leiria, desde os jardins-de-infância ao ensino secundário, bem como às instituições com intervenção em meio escolar, assumindo-se como um instrumento de trabalho fundamental que contribuirá, acima de tudo, para desenvolver competências que permitam alcançar, desenvolver e manter uma comunidade escolar mais inclusiva e interventiva.