Passar para o Conteúdo Principal

Arte de rua, Ópera ao por do sol e Festival beira rio entre as surpresas da programação cultural para 2017

Apresentacao cultura 1 675 2500
26 Janeiro 2017

O Município de Leiria apresentou esta quinta-feira a programação cultural do concelho para 2017, ano em que, além dos grandes eventos que marcam já habitualmente o cartaz cultural da região, surgem várias novidades, como o Festival Beira Rio, Ópera ao por do sol, Leiria Design no Centro d’Artes Villa Portela e arte contemporânea de rua.

A apresentação ocorreu na reabilitada Igreja da Misericórdia, um espaço que sinaliza o reforço da aposta do Município na área da cultura e património, onde nascerá ainda este ano o Centro de Diálogo Interculturas, resultado de um investimento na ordem dos 400 mil euros.

O cartaz oferece uma oferta muito ampla (anexo), pensada para diversos públicos, em que pontificam já alguns clássicos, como o Festival Música em Leiria, Festival Gótico Entremuralhas, Leiria Há Cem Anos, Leiria Medieval, Prove Leiria Doçaria, Leiria Cidade Natal, Festa dos Museus, Festival a Porta, Passagem de Ano, exposições, concertos, cinema, teatro, roteiros culturais e Projeto Pavilhão Mozart da SAMP, num trabalho com vista à projeção da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Na sessão, o vereador da Cultura e Desporto da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, destacou a estratégia desenvolvida nos últimos sete anos em Leiria, assente num trabalho em rede com os diversos agentes culturais, em especial na criação de condições de participação proativa com o associativismo, de forma a colocar a agenda e a atratividade de Leiria no topo nacional e internacional.

“Com este trabalho vencemos aquilo que no nosso entender era um dos pontos mais fracos há sete anos, que era a baixa autoestima em torno da nossa agenda cultural”, disse Gonçalo Lopes, destacando ainda o papel que a cultura desempenha na união dos leirienses em torno do seu concelho.

O crescimento do número de visitantes aos espaços culturais do concelho, que subiu 300% desde 2010, resulta da estratégia seguida, destacou o vereador, referindo que em 2016 foram registados 334.591 visitantes/espetadores, com a liderança a pertencer ao castelo, com 76.907 pessoas.

“Este é um resultado que deixa orgulhosos todos os leirienses. Em 2010 o número de espetadores e consumidores de bens culturais estava na ordem dos 110 mil e hoje está nos 334 mil”, disse Gonçalo Lopes, destacando o esforço coletivo para a obtenção deste resultado.

Após a afirmação de Leiria no contexto cultural, Gonçalo Lopes projeta novos horizontes para o concelho, através do posicionamento da cultura como área estratégica da ação política, de que é exemplo a criação do Grupo de Missão para a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 e elaboração de um plano estratégico que defina as principais linhas condutoras para esta pretensão.

Na intervenção, foram apresentadas as principais linhas orientadoras da política do município neste campo, que passam pela reabilitação e valorização do património cultural (Castelo, Igreja da misericórdia, Igreja de S. Pedro, Torre Sineira, Centro d'Artes Villa Portela e antigo edifício da EDP), pelo potenciar de uma rede de museus e espaços culturais, pelo incremento da programação dos teatros municipais e pela qualificação da atividade cultural.

Trabalhar em rede com o movimento associativo local, programar para todos, apostar no turismo cultural, promover a notoriedade e a comunicação, bem como consolidar a promoção nacional e iniciar um processo de internacionalização estão também entre as prioridades estratégicas do município.

Desporto para todos

O desporto é outra aposta do Município, que ao longo de 2017 promove, em conjunto com os clubes do concelho, diversos projetos, tendo como objetivo a promoção da atividade física, acessível a todos, de que de destacam iniciativas como o Brisas do Lis Night Run, Leiria Run ou a rede de percursos pedestres

O estádio acolherá ainda diversas provas e eventos, como a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em seniores e juniores, Taça de Portugal de Triatlo, F3A World Cup de aeromodelismo, III Leiria CUP, Leiria Sobre Rodas, Arena do Desporto e transmissão de jogos da seleção nacional.

Cultura e Desporto 2017

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999