“Novo Referencial de Educação para a Saúde” apresentado na Biblioteca Municipal de Leiria
A Biblioteca Municipal de Leiria recebeu, dia 9 de fevereiro, a sessão de apresentação do “Novo Referencial de Educação para a Saúde”, um documento com uma matriz de temas de abordagem multidisciplinar a desenvolver de forma autónoma pelos professores das diversas disciplinas em contexto de sala de aula, ao longo do percurso escolar dos alunos, e que será implementado no próximo ano letivo nas escolas do pré-escolar ao ensino secundário.
A sessão contou com a presença dos parceiros dos projetos Like Saúde e Leiria UP, coordenadores de Saúde, técnicos de Serviço de Psicologia e Orientação, tendo como convidado Rui Matos Lima, da Direção Geral de Educação, um dos responsáveis pelo referencial.
Na abertura da sessão, a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, realçou a importância destes profissionais nas escolas, considerando que seria interessante constituir uma rede concelhia de coordenadores de saúde, tendo sido apresentado o diagnóstico das atividades desenvolvidas pelas escolas, parcerias, destinatários e dificuldades neste domínio.
Ana Soledade, do Centro de Respostas Integradas de Leiria, refletiu sobre o impacto do projeto Like Saúde, descrito como uma metodologia de intervenção, onde o trabalho e a responsabilidade são partilhados. Este é um projeto de prevenção, de continuidade e reflexivo, que funciona em cascata através da partilha de experiências.
Uma das mais-valias do Like Saúde consiste no facto de congregar linguagem comum entre parceiros com deferentes missões. Por outro lado, permite uma melhoria ao nível da gestão de recursos e uma transversalidade e transdisciplinaridade, assim como potencia o espírito crítico, a informação e literacia em saúde, o combate aos mitos, a perceção do risco, o peso social das substâncias, trabalhando as competências individuais e sociais e o envolvimento da comunidade educativa.
Rui Lima iniciou a sua apresentação referindo que a saúde mental é o pilar da educação para a saúde, do qual derivam a prevenção da violência, os comportamentos aditivos e dependências, os afetos e educação para a sexualidade, a educação alimentar e a atividade física.
A educação para a saúde é descrita como uma combinação de experiências, mudanças de atitude e comportamentos, que a direção da escola tem de assumir como uma prioridade.
O especialista defendeu uma estratégia de saúde positiva, com mais promoção da saúde e menos prevenção da doença.
Terminou a sua intervenção referindo que o referencial é um documento para todos os professores e não apenas para os de ciências ou coordenadores de saúde, constituindo um recurso e um auxílio ao serviço da educação.
A sessão terminou com o contributo dos coordenadores de saúde, que destacaram que a Câmara de Leiria tem sido um excelente auxílio no que se refere à Educação para a Saúde.