Passar para o Conteúdo Principal

Presidente da Câmara desafia representantes de países da América Latina a estreitarem relações empresariais com Leiria

AumentarDiminuir
America latina 1 675 2500
17 Fevereiro 2017

Um grupo de embaixadores de países da América Latina foi recebido esta sexta-feira na Câmara Municipal de Leiria, no âmbito do Fórum Empresarial Região de Leiria, uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), com o objetivo de identificar interesses transversais e oportunidades de parceria entre estes países e a região.

Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou as potencialidades da região, em especial no campo empresarial, manifestando o desejo de aprofundamento das relações entre a região de Leiria e a América Latina.

“Estamos no centro do país, somos servidos por boas acessibilidades, e temos um setor privado muito forte, nomeadamente na área dos plásticos e dos moldes”, realçou Raul Castro, destacando ainda a qualidade do ensino do Instituto Politécnico de Leiria e o seu papel na criação de mão-de-obra qualificada, tal como a boa rede de respostas na área da saúde.

“Este conjunto de fatores, que qualificam a cidade e a nossa região, acaba por servir de âncora para que muitos venham residir para Leiria”, disse o presidente da Câmara Municipal, realçando ainda que muitas empresas da região se encontram empenhadas no processo de internacionalização, que pode ter na América Latina um destino potencial.

Na sessão, o secretário-geral do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), Filipe Domingues, destacou o papel preponderante que Leiria assume no país no campo industrial.

“Leiria é provavelmente o principal foco industrial do país. É muito importante que os embaixadores conheçam esta realidade, não só a importância histórica, institucional e cultural de Leiria, mas também empresarial, porque aqui encontram-se algumas das principais indústrias do país, exportadoras, investidoras e também importadoras de matérias-primas”, disse.

Na sessão, o embaixador da República Dominicana, Jaime Durán Hernando, destacou a importância que Leiria assume no contexto do país, não só geograficamente, mas também pelo seu desenvolvimento, uma mensagem os embaixadores presentes vão passar para os seus países, sobretudo numa altura em que o nosso país tem relações cada vez mais estreitas com aquela zona do globo.

Refira-se que o “Fórum Empresarial Região de Leiria” reúne embaixadores e altos representantes de nove países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai – com o propósito de fomentar as relações académicas e económicas entre estes países e as empresas da região de Leiria.

Esta iniciativa insere-se no projeto D2IN – Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização das Indústrias da Região de Leiria, que pretende ter estudantes de mestrado do IPL numa experiência em contexto internacional.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999