Leiria reclama requalificação urgente da EN113 antes da visita do Papa a Fátima

AumentarDiminuir
Estrada 1 675 2500
17 Fevereiro 2017

O Município de Leiria aprovou por maioria, em reunião e Câmara, uma moção em que reclama à IP - Infraestruturas de Portugal, S.A., obras de requalificação da Estrada Nacional 113, com caráter de urgência, no troço que atravessa o concelho, antes da visita do Papa Francisco a Fátima, prevista para maio deste ano.

No documento, o Município alerta para o estado muito deficitário em que se encontra esta via, ao nível do desgaste generalizado do seu pavimento e da sinalização rodoviária, uma intervenção que tem sido pedida de forma insistente junto da entidade gestora desde 2016, através de troca de correspondência e de reuniões com representantes da IP.

Na moção, o Município dá conta das preocupações dos órgãos das freguesias atravessadas pela via, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos utentes de uma estrada que regista um volume de tráfego muito elevado, nomeadamente de veículos pesados.

Recorde-se que a EN113 cumpre o papel de canal interurbano no troço inserido na área urbana de Leiria, de canal interurbano de ligação Leiria – Ourém/Fátima e Leiria – IC9, acomodando os movimentos pendulares diários entre a cidade de Leiria e as zonas residenciais das freguesias de Arrabal, Caranguejeira e União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.

O documento alerta ainda para o aumento exponencial de tráfego que é esperado nos dias 12 e 13 de maio, tanto por veículos como por peregrinos, aquando da visita do Papa Francisco a Fátima, dado que esta via é o único acesso a Norte alternativo à A1.

O documento será enviado ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, ao presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, ao presidente da Assembleia Municipal de Leiria, ao presidente da Câmara Municipal de Ourém e aos presidentes das juntas de freguesia do concelho de Leiria atravessadas pela via.