Já pode apresentar a sua proposta para o Orçamento Participativo de Leiria

AumentarDiminuir
Leiria op 1 675 2500
17 Março 2017

Já está aberto o período de entrega de propostas ao Orçamento Participativo 2017/18 do Município de Leiria, que este ano disponibiliza 339.917 euros para concretizar as ideias vencedoras.

As propostas, que podem ser entregues até 19 de maio, podem ser apresentadas por todos os cidadãos identificáveis que entendam expressar–se, estando as regras de participação disponíveis para consulta em op.cm-leiria.pt, sendo locais de apoio à participação no Orçamento Participativo as juntas de freguesia e o Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Leiria.

Foi criado um endereço eletrónico próprio para participação dos cidadãos no Orçamento Participativo: orcparticipativo@cm-leiria.pt.

As propostas dos cidadãos devem ser apresentadas em formulário próprio nas Assembleias Participativas e/ou através da Internet ou para mail do Orçamento Participativo, no portal da Câmara Municipal de Leiria, criado para o efeito. Devem ser específicas, bem limitadas na sua execução, no território que abrangem e no impacto que têm, e compatíveis com outros projetos e planos municipais. Por outro lado, não devem ultrapassar 18 meses de execução e constituir sempre um investimento.

As áreas temáticas a considerar são preferencialmente a requalificação dos equipamentos urbanos, ação social e habitação, educação, cultura, juventude e desporto, turismo e promoção económica, mobilidade e segurança dos cidadãos, ambiente e energia, espaço público e espaço verde.
Refira-se que o Orçamento Participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação e a das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

Orçamento Participativo - carta de princípios