Município aprova intervenção de 1,3 milhões de euros no castelo de Leiria

AumentarDiminuir
Casa do guarda alcadoprincipal 1 675 2500
17 Abril 2017

A Câmara de Leiria aprovou esta segunda-feira uma intervenção no castelo de Leiria para a valorização e reabilitação do recinto, no valor de 1.325.417,47 €+ IVA.

O prazo de execução da intervenção, definida para 730 dias, inclui não só o espaço intramuralhas atualmente visitável, mas, também, os elementos edificados da casa do guarda e os celeiros.

"Esta intervenção terá um impacto considerável, na rede de castelos nacional, no sentido de proporcionar melhor inclusão social e cultural, em termos de mobilidade, e que será sujeito a financiamento comunitário”, pode ler-se na deliberação.

O projeto foi acompanhado e mereceu o parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Centro, prevendo um conjunto de intervenções de restauro, adaptação, arranjos exteriores e enquadramento urbano, por forma a potenciar, dentro da rede cultural nacional, o papel do Castelo de Leiria como equipamento cultural e turístico.

A empreitada contempla um plano geral de ocupação e reorganização do espaço; projeto de arranjos exteriores; organização do sistema de circulação interna; melhoria das acessibilidades aos edifícios existentes; melhoria das condições de segurança no interior do recinto; instalação da portaria, bilheteira, cafetaria, loja e instalações sanitárias; arranjo do espaço de entrada (Terreiro) vocacionado para a realização de eventos; mobiliário urbano e sinalética geral; melhoria do sistema de drenagens; bem como a Iluminação interior do castelo.

De acordo com o prazo estabelecido para a realização da obra, prevê-se a realização da seguinte de despesa: 2017 – 304.846,02 €+ IVA; 2018 - 927.792,23 €+ IVA; 2019 - 92.779,22 €+ IVA.