Passar para o Conteúdo Principal

Formação “ABC do Mar” sensibiliza para problema da poluição dos oceanos

Abc do mar 1 675 2500
11 Maio 2017

“ABC do Mar para Graúdos” é o tema de uma ação de formação que vai decorrer no dia 17 de maio, pelas 17:30, no Centro de Interpretação Ambiental, uma atividade de sensibilização ambiental e divulgação científica destinada a professores, educadores, educadores ambientais e técnicos das autarquias, pretendendo-se que a mesma tenha um efeito multiplicador tão necessário à salvaguarda e conservação da biodiversidade marinha.

Promovida pelo Município de Leiria e orientada por Sofia Quaresma, autora do livro “Farol, um golfinho em Apuros”, esta atividade, gratuita, remete-nos para o problema do lixo que, cada vez mais e de uma forma assustadora, polui os oceanos.

“As praias limpas e seguras começam a ser cenários pouco prováveis e que pertencem ao passado. Em todas as épocas balneares gastam-se pequenas fortunas para tornar as zonas balneares utilizáveis, mas um olhar atento permite sempre encontrar lixo. Assim que a temporada acaba, as praias recebem mais lixo, quer dos rios, quer do mar...”, refere Sofia Quaresma.

“ABC do Mar para Graúdos” recorre a vários traillers de documentários e vídeos de referência sobre o tema da poluição do mar. Nesta atividade, serão ainda citados os dois livros publicados pela autora e cujos protagonistas são uma baleia-corcunda e um roaz, duas espécies quase ubíquas que representam bem os dois grandes grupos de Cetáceos, Baleias e Golfinhos.

Com base em material biológico recolhido ao longo dos anos no litoral local, bem como amostras de lixo marinho, será feito o reforço dos assuntos e espécimes abordados e posta em prática uma atividade simples, facilmente replicável pelos professores e técnicos.

Por fim, evocam-se os parques aquáticos de Portugal fazendo a ponte com a Conservação, ou não, da Biodiversidade Marinha.

No final, o “ABC do Mar para Graúdos” irá com certeza revelar a todos os participantes o quanto são importantes para partilhar os conhecimentos adquiridos porque, como afirma Sofia Quaresma, “quanto mais pessoas conhecerem o Mar, maior será a probabilidade de ação individual e coletiva contra a proliferação do lixo marinho e a consequente delapidação de recursos comuns e finitos.”

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999