Museus de Leiria com entradas livres e muitas iniciativas no Dia Internacional dos Museus

Museus 1 675 2500
16 Maio 2017

O Dia Internacional dos Museus vai ser assinalado dia 18 em Leiria com diversas iniciativas nos espaços museológicos do Município, em especial no Agromuseu Municipal D. Julinha, no Moinho do Papel, no m|i|mo – museu da imagem em movimento e no Museu de Leiria, que terão entrada gratuita.

Além de toda a programação a decorrer no dia 18 de maio, também o dia 20 será assinalado com a Noite nos Museus, um dos pontos altos das iniciativas agendadas e para as quais estão convidados todos os amantes da cultura e do património de Leiria.

Dia 18 – quinta feira | Dia Internacional dos Museus

10h00

Roteiro do Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

10h30 e 14h30

Visita guiada ao m|i|mo – museu da imagem em movimento

Exposição A Terceira Imagem - A fotografia Estereoscópica e o Desejo do 3D

Inf.: 244 839 675 | mimo@cm-leiria.pt

15h00

Visita guiada Moinho do Papel

Museus e histórias controversas - Dizer o indizível nos museus

Inf.: 244 839 672 | moinhodopapel@cm-leiria.pt

15h30

Conversas com…Filipe Rego no âmbito da Imagem Estereoscópica

18h00

Museu de Leiria

Inauguração da Exposição Permanente- “Sublime Fantasia em Leiria” de Virgínia Goes

21h30

Museu de Leiria

Conferência Leiria: entre a vida e a morte na Pré-História... por Telmo Pereira

Dia 20 – sábado | Noite dos Museus |09h30 às 24h00

Moinho do Papel

21h00 – Visita guiada noturna seguida de momento cultural

Inf.: 244 839 672 |moinhodopapel@cm-leiria.pt

18h30 - visita guiada

Museu de Leiria e ruas da cidade

Um passeio ao entardecer com os ReBelDes: Sérgio Luiz e Güy Manuel

21h00

Concerto com o Coro Do Orfeão de Leiria

21h30

Visita guiada ao Museu de Leiria orientada por Sónia Vazão à exposição: “Um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima”.

Inf: museudeleiria@cm-leiria.pt | 244 839 677

Dia 21 – domingo

m|i|mo – museu da imagem em movimento

17h00 – “Estereoscopia” – Curta metragem de Sandrine Cordeiro, com música ao vivo pelo compositor da banda sonora do filme, Fabrício Cordeiro.

Dia 22 – segunda feira (Dia da Cidade)

m|i|mo – museu da imagem em movimento

09h30 às 17h30 – Visitas guiadas “Museus e histórias controversas - Dizer o indizível nos museus”

Em 2017, o Município de Leiria associou-se a um conjunto de datas comemorativas nacionais e internacionais relacionadas com o Património e o Turismo, havendo 21 dias de entrada gratuita nos espaços culturais do concelho sob a sua gestão.

No Agromuseu Municipal D. Julinha, no Castelo de Leiria, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, no Moinho do Papel, ou no Museu de Leiria, haverá oportunidade de usufruir da oferta cultural e patrimonial do município sem pagar bilhete de entrada.

Esta é uma forma de contribuir para a maior divulgação destes espaços que contam ainda com a dinamização de atividades que visam fomentar um maior usufruto pelo público.

Restantes datas de entrada livre em 2017

18 de maio | Dia Internacional dos Museus – Agromuseu Municipal D. Julinha, Moinho do Papel, m|i|mo – museu da imagem em movimento e Museu de Leiria;

22 de maio | Dia da Cidade de Leiria – Agromuseu Municipal D. Julinha, Castelo, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria;

13 de junho | Dia da Elevação de Leiria a cidade (13 junho de 1545) – Museu de Leiria;

12 de Agosto | Dia Internacional da Juventude – Agromuseu Municipal D. Julinha, Castelo, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria;

19 de agosto | Dia Mundial da Fotografia – m|i|mo – museu da imagem em movimento;

28 de Agosto | Dia do Santo Agostinho – Museu de Leiria;

Setembro (dois dias a fixar) - Jornadas Europeias do Património – Agromuseu Municipal D. Julinha, Castelo, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria;

27 de setembro | Dia Mundial do Turismo – Agromuseu Municipal D. Julinha, Castelo, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Museu de Leiria e Moinho do Papel;

01 de outubro | Dia Internacional da Pessoa Idosa - Agromuseu Municipal D. Julinha, Castelo, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Museu de Leiria e Moinho do Papel;

07 de outubro | Dia Nacional dos Castelos – Castelo e Museu de Leiria;

05 de novembro | Dia Mundial do Cinema – m|i|mo – museu da imagem em movimento.

Para comemorar os aniversários dos museus municipais que assinalarão as datas festivas com programações especiais prevêem-se entradas livres nos seguintes dias:

27 de junho - Agromuseu Municipal D. Julinha;

26 de Setembro - Moinho do Papel;