Passar para o Conteúdo Principal

Dia do Município assinalado com distinções e inauguração de estátua de Rui Patrício

Cidade de leiria 1 675 2500
17 Maio 2017

A distinção de personalidades e entidades, a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a inauguração de uma estátua do guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol, Rui Patrício, e a Tour Campeões Europeus são os destaques das comemorações do Dia do Município de Leiria, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 22 de maio.

O programa comemorativo tem início às 10:30, com uma sessão solene no Teatro José Lúcio da Silva, que abre com um momento musical pelo Grupo Coral AdesbaChorus.

Na sessão, estão previstas intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Leiria, José Manuel Silva, do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Segue-se a entrega de distinções aos funcionários municipais no ativo com mais de 25 anos de serviço e de medalhas a personalidades pela prestação de serviços relevantes em prol do Município (o bispo de Leiria-Fátima, António Augusto dos Santos Marto, Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana, o escritor Manuel Ferreira, o futebolista Rui Pedro dos Santos Patrício, a Academia de Ballet e Dança Annarella e os empresários João António Pissara Silva Gomes e Pedro Miguel Gaspar Mendes).

O orador convidado desta sessão será José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Inauguração de estátua de Rui Patrício
Às 15:30, junto à zona desportiva, será inaugurada a estátua do guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol, Rui Patrício, natural de Leiria.

A ideia de construção da estátua partiu do empresário Carlos Matos, radicado em França, que contactou o Município de Leiria, que tinha já deliberado entregar a Medalha de Ouro do Município a Rui Patrício, em reconhecimento pelo contributo dado pelo guarda-redes leiriense para a conquista do título europeu em França.

Recorde-se que Rui Patrício, natural de Matoeira, freguesia de Regueira de Pontes, começou a sua carreira no futebol pelo clube leiriense Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo feito a sua estreia no futebol profissional na liga principal do futebol português em 2006 ao serviço do Sporting.
Titular indiscutível da seleção portuguesa de futebol, foi eleito como o melhor guarda-redes do europeu de futebol disputado em França, em que Portugal se sagrou campeão, feito alcançado pela primeira vez na história do futebol nacional.

Tour Campeões Europeus chega a Leiria
O troféu da vitória na final do Europeu de futebol, conquistado pela Seleção Portuguesa de Futebol em Julho do ano passado em Paris, vai estar em exibição, dia 22 de maio, em Leiria, no âmbito da Tour Campeões Europeus.

O camião da Tour estará estacionado junto às piscinas municipais de Leiria entre as 11:00 e as 20:00.
Mais informações sobre esta iniciativa podem ser obtidas em https://tourcampeoeseuropeus.pt.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999