Passar para o Conteúdo Principal

Bombeiros Municipais combatem isolamento de idosos em Leiria

Sempre consigo 1 675 2500
26 Maio 2017

O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira o Projeto “Sempre Consigo” que, a partir do próximo dia 1 de junho, vai reforçar o apoio aos idosos em situação de isolamento do concelho de Leiria.

Este projeto, desenvolvido na sequência da atualização do Diagnóstico Social do Concelho, vai abranger na fase de arranque cerca de 70 seniores sinalizados pela Rede Social, que passarão a receber visitas periódicas de uma equipa dos Bombeiros Municipais.

Na apresentação do projeto, a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, realçou que este programa vai abranger os idosos que não possuem uma rede de apoio, seja familiar ou institucional.

“Os Bombeiros Municipais têm possibilidade de fazer um acompanhamento de proximidade e num horário mais alargado, complementando a intervenção que já está a ser efetuada”, disse a vereadora, destacando ainda o trabalho desenvolvido em parceria neste campo, envolvendo diversas entidades ao nível da prevenção primária.

O comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria, Artur Figueiredo, realçou, por seu turno, a disponibilidade dos bombeiros para atuarem 24 horas por dia no apoio aos seniores, explicando que os elementos envolvidos vão avaliar os parâmetros vitais, riscos sanitários e domésticos das pessoas abrangidas, ou seja, indicadores como a pressão arterial, glicémia, temperatura, ventilação, entre outros, e implementação de medidas de autoproteção.

O projeto prevê a realização de visitas regulares, organizadas por freguesia ou por necessidades urgentes de acompanhamento, tal como contactos regulares telefónicos para aferir das necessidades dos idosos e acompanhamento em momentos de solidão, explicou Artur Figueiredo, acrescentando que “o serviço será feito numa ambulância, com os equipamentos necessários para realizar a avaliação dos parâmetros vitais”.

Refira-se que este projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras da Rede Social, nomeadamente GNR, PSP, a Equipa para a Pessoa Idosa em Isolamento, a Associação Mulher Século XXI e os grupos de voluntários que fazem um acompanhamento aos idosos em isolamento social.

Projeto

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999