Arquivo Municipal de Leiria lança serviço de consulta online

Arquivo1 1 675 2500
09 Junho 2017

O Arquivo Municipal de Leiria (AMLRA) assinala esta sexta-feira o Dia Internacional dos Arquivos com o lançamento de um domínio online, em arquivo.cm-leiria.pt, através do qual é possível realizar um conjunto de atividades, como pedidos de reprodução, informação ou consulta, que anteriormente apenas estavam disponíveis presencialmente nas instalações do Arquivo.

Obter resposta a pedidos de pesquisa, pagamentos eletrónicos, certidões, são outras das possibilidades online, num domínio em que é ainda possível aceder à informação dos pedidos, concluídos e pendente e a um bloco de notas pessoal, entre outros.

Recorde-se que o Arquivo Municipal de Leiria mantém, sob sua responsabilidade, toda a documentação de natureza informativa, administrativa e histórica produzida ou reunida pelos diferentes órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da atividade municipal e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.

Esta estrutura tem como principais objetivos apoiar os serviços municipais na gestão da documentação corrente, assim como gerir a documentação ativa e inativa da Autarquia e garantir o acesso à informação a todos os cidadãos, com qualidade e eficiência.

O acesso à documentação existente no AMLRA pode ser exercido através de consulta gratuita, ou ainda da reprodução por fotocópia ou por qualquer outro meio técnico e da passagem de certidões, de acordo com o regime de acesso à informação administrativa e ambiental e de reutilização dos documentos administrativo aprovado pela Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.

A consulta e/ou a reprodução de documentos arquivados poderão ser solicitadas presencialmente, por email (amlra@cm-leiria.pt), por correio para o Município de Leiria (Largo da República, 2414-006 Leiria). As instalações localizam-se na Rua da Cooperativa, n.º 65B, S. Romão, Leiria, estando aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30.

Do acervo documental do Arquivo fazem parte os seguintes fundos:

. Fundo da Câmara Municipal de Leiria - O fundo da Câmara Municipal estende-se desde o ano de 1811 até à atualidade.

. Fundo da Assembleia Cultural de Leiria - O fundo Assembleia Cultural de Leira tem como balizas temporais 1978 e 1985.

. Legislação e outra documentação, coleção de Diários do Governo e Diários da República - Esta coleção tem como balizas temporais 1844 e 2006.

. Fundo da Comissão Municipal de Turismo (1937-1950)

. Fundo da Junta de Turismo de Monte Real (1940-1972)

. Fundo da Liga dos Amigos do Castelo de Leiria (1915-1952)

A maioria destes documentos está disponível para consulta pública.