Passar para o Conteúdo Principal

Vigilância reforçada na praia do Pedrógão durante a época balnear

Dsc 6843 1 675 2500
12 Junho 2017

A praia do Pedrógão vai este Verão contar com um reforço de vigilância durante a época balnear, com a instalação de sete postos de nadadores salvadores, que vão ficar responsáveis por uma frende de praia com mais de um quilómetro dividida em três áreas.

O início da época balnear está marcado para o próximo dia 15, estando a cerimónia de hastear da bandeira azul agendada para dia 19.

Nos meios previstos no Plano Integrado de Segurança, contam-se 12 nadadores salvadores, uma moto de água para salvamento marítimo, uma moto 4x4 para assistência a banhistas, e uma torre de coordenação e vigilância.

O plano prevê ainda que todos os nadadores-salvadores respeitam a legislação aplicável à função de nadador-salvador, designadamente no que se refere aos deveres do nadador-salvador e à validade das qualificações para o exercício da função. Os veículos e embarcações utilizados em contexto de salvamento estão igualmente conforme as normas e legislação aplicável.

A ambulância de socorro com tripulação, equipada com Desfibrilhador Automático Externo (DAE), estará presente ao fim de semana, de 10 junho a 30 de junho, permanência diária no mês de julho e agosto, e ao fim de semana de 3 a 18 de setembro.

Está ainda prevista a distribuição de folhetos de sensibilização e recomendação e ainda a sinalização adequada das zonas de banhos e zonas não vigiadas fora das zonas concessionadas.


Recorde-se que a praia do Pedrógão voltou a conquistar a Bandeira Azul, com um aumento da área abrangida, que este ano se estende também à zona norte do areal.

Além da zona central da praia, este ano o espaço da Bandeira Azul estende-se por mais 350 metros, na zona do Casal Ventoso.

“O Município de Leiria fez este ano um esforço adicional no sentido de alargar a área abrangida pela Bandeira Azul, sendo a sua aprovação a confirmação das excelentes condições que esta praia oferece aos banhistas”, destaca o vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ricardo Santos.

"Pretendemos melhorar a cada ano que passa de modo a ter uma praia mais sustentável e acessível a todos", acrescentou Ricardo Santos, realçando também a grande aposta que tem vindo a ser feita na área da animação, no sentido de afirmar a única praia do concelho de Leiria como um dos mais atrativos destinos de férias da região.

O programa Bandeira Azul da Europa iniciou-se em 1987, integrado no programa do Ano Europeu do Ambiente, por iniciativa da Foundation for Environmental Education, com o apoio da Comissão Europeia.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999