Passar para o Conteúdo Principal

O programa “Vivó Verão” regressa à praia do Pedrógão

Verao 1 675 2500
30 Junho 2017

Até setembro, a única praia de Leiria tem mais de uma centena de eventos programados, dos quais é possível destacar o Festival da Sardinha, o Festival Internacional de Esculturas em Areia, o Carnaval de Verão e a Festa Silenciosa.

Atividades pedagógicas e de entretenimento para as crianças, espetáculos, sessões de fitness, desporto, arte, literatura e rastreios gratuitos de prevenção na saúde vão marcar a praia do Pedrógão.

O Vivó Verão tem uma página na rede social Facebook, onde pode encontrar toda a programação, e assume-se como um dos programas mais completos do litoral centro, prometendo muita animação numa praia que ostenta mais uma vez a Bandeira Azul, com um aumento da área abrangida, que este ano se estende também à zona norte do areal, e de reforço de vigilância durante a época balnear.

“Confirma as excelentes condições que esta praia oferece aos banhistas”, destaca o vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ricardo Santos, sublinhando ainda o esforço de tornar a praia “mais sustentável e acessível a todos".

O objetivo tem sido acompanhado pela aposta na área da animação, no sentido de afirmar a única praia do concelho de Leiria como um dos mais atrativos destinos de férias da região, com a instalação de sete postos de nadadores salvadores.

Um dos locais de grande procura será, certamente, a Biblioteca de Praia.

Encontro com escritores, pinturas, construções na areia, ilustração, jogos e, claro, muita leitura, são algumas das muitas atividades previstas na Biblioteca de Praia, instalada no Centro Azul.

Neste espaço, em que estão disponíveis serviços de leitura, empréstimo, internet gratuita e atividades lúdicas e de animação, destaca-se ainda a instalação de uma esplanada onde os veraneantes podem ler com vista para o mar.

Pedrógão estreia Festival Internacional de Esculturas em Areia

A praia do Pedrógão vai acolher, pela primeira vez, o Festival Internacional de Esculturas em Areia.

Cerca de 200 toneladas de areia foram necessárias para organizar este festival, que se realiza de 6 de julho a 3 de setembro.

As esculturas podem ser apreciadas junto à rotunda sul, entre as 15:00 e as 22:00. A entrada custa dois euros, à exceção das crianças entre os 6 e os 12 anos, que pagam metade, e até aos cinco anos, cujo acesso é gratuito.

Pedro Mira é um dos escultores presentes no festival e assume os comandos de diretor artístico e técnico. Este "mestre da areia" já participou em mais de 60 eventos em todo o mundo e é o mais experiente escultor de areia português.

Escultores Sand Spirit

Radovan Živný, República Checa
Licenciado em Design Gráfico pelo Atelier of Graphic Design of Vítězslav Švalbach, Masaryk University Brno, 1993 -1996. Em 1997 começou a esculpir a “não tradicional e efémera mídia" – areia. Em poucos anos, o seu trabalho foi reconhecido mundialmente no setor, com participação nos mais prestigiados eventos de esculturas de areia. Mais tarde, começa a esculpir materiais mais tradicionais, tais como madeira e ferro.
2010 - 2013 Diretor de arte do GOLDEN SAND FESTIVAL (República Checa)
2012 - 2013 Diretor da associação cultural ArtCONFRONTO (Portugal)

Jakub Zimacek, República Checa
Começou a esculpir areia nas praias do sul de Espanha em 2003. Em 2005 participou no primeiro festival internacional de escultura em areia em Portugal. Desde então, é escultor de areia em eventos de escultura de areia em todo o mundo, ganhando vários prémios em diversas competições.

Martijn Rijerse, Holanda
Iniciou os seus estudos na Universidade técnica Delft, na Faculdade da arquitetura em 1996.
Durante vários anos, o verão do artista consistiu em fazer o máximo de esculturas possível. Depois da graduação como arquiteto em 2001, decidiu fazer esculturas por um ano ou dois em todo o mundo. Com o passar dos anos, ainda vive esse seu sonho, embora tenha começado a trabalhar em outros materiais.
Ao longo dos anos trabalhou a sua arte em vários países, incluindo Holanda, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, França, Irlanda, Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Letónia, Georgia, Rússia. Estados Unidos, Canadá, China, Japão, Israel, Tailândia, Taiwan e Austrália.

Daniel Doyle, Irlanda
Escultor residente em Dublin, Daniel Doyle tem trabalhado com areia há mais de 20 anos, representando a Irlanda em competições e festivais em todo o mundo. Nos meses de inverno, o artista pode ser encontrado na criação de obras em gelo e neve, bem como reserva algum do seu tempo para seu outro amor, fazer cinema.

Sardinha volta a ser rainha na Praia do Pedrógão

Durante quatro dias, a sardinha volta a ser rainha na praia do Pedrógão, que recebe, de 6 a 9 de julho, a 20.ª edição de um festival no qual são esperados milhares de pessoas.
Além da componente gastronómica, este evento, promovido pela Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração da Junta de Freguesia de Coimbrão, da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira e da União das Freguesias de Monte Real e Carvide, tem como objetivo dar a conhecer as tradições, a cultura, e a ligação existente entre o mar e as gentes da praia do Pedrógão.
“O Festival da Sardinha constitui um dos principais eventos de animação nas praias de toda a região, atraindo milhares de pessoas, numa iniciativa que constitui também uma importante fonte de receitas para as coletividades participantes”, destaca o vereador da Câmara Municipal de Leiria, Ricardo Santos.
“De ano para ano, o Município de Leiria tem reforçado a aposta na animação e requalificação da praia do Pedrógão, que assumimos como um investimento estratégico para a afirmação turística do concelho”, acrescenta.
Com inauguração marcada para dia 6 de julho, às 19:30, o Festival da Sardinha conta com oito tasquinhas, que garantem o serviço de confeção deste peixe, num programa que contempla ainda a existência de tendinhas de artesanato, onde artesãos da região de Leiria expõem os seus produtos, tal como de um programa de animação musical diária.
As tasquinhas ficam a cargo de AMA Casal Ventoso, Associação Cultural Desportiva e Promotora da Praia do Pedrógão (ACDPPP), Liga Amigos da Praia do Pedrógão e União Desportiva e Recreativa do Coimbrão, Motor Clube e Agrupamento de Escuteiros – 1054, de Monte Redondo e Carreira, e UD Carvide e GD Outeirense, de Monte Real e Carvide.
Nos stands, será possível encontrar a Censocar, Agrupamento de Escuteiros – 1054, ACDPPP, Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão, Junta de Freguesia do Coimbrão, Cerveja Artesanal, Mistura de Sabores, Apoio à 3ª Idade de Monte Real e União das Freguesias de Monte Real e Carvide.

 

Programa


DIA 6
19:30 às 24:00
Teclista / Vocalista Fábio Ferreira
Freguesia de Coimbrão

DIA 7
20:00 às 24:00
Grupo Duo MK
Freguesias de Monte Redondo e Carreira

DIA 8
13:00 às 16:00
Grupo BeSax
20:00 às 24:00
Organista Rui Poeiras
Associações e Coletividades

DIA 9
20:00 às 24:00
Grupo Oriundos da Noite
Freguesias de Monte
Real e Carvide

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999