Passar para o Conteúdo Principal

Vice-presidente da Câmara de Leiria destaca desafios e oportunidades que as TIC representam para a educação

Encontro entre mar e serra 1 675 2500
11 Julho 2017

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou esta terça-feira, na sessão de abertura do Encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra, o papel central que o professor representa no sistema educativo e para o sucesso escolar.

“Por mais revolucionários ou disruptivos que sejam os avanços tecnológicos, o professor continuará a ser o coração de todo o sistema educativo que continua a ter, na relação professor-aluno, uma das variáveis com maior peso para o sucesso escolar”, referiu Gonçalo Lopes, considerando que a forma como as novas tecnologias alteraram os paradigmas de comunicação na sociedade contemporânea constitui “um amplo desafio para a comunidade educativa, no sentido potenciar as capacidades de utilização das novas plataformas digitais que são inatas à nova geração de alunos”.

Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara de Leiria referiu ainda que, “face à velocidade vertiginosa de inovações ao nível das tecnologias de comunicação e informação, o educador é colocado perante o desafio de se manter atualizado e de acompanhar a facilidade com que os alunos mergulham no digital, mas sobretudo de lhes fazer perceber que há mais vida para além do mundo virtual”.

“Não há aplicação que detete, no olhar do aluno, o seu grau de motivação, nem há aplicação que substitua a dimensão humana e afetiva do professor, seja na sua nobre missão de transmissão de saberes, mas sobretudo de valores altruístas na educação para a cidadania”, acrescentou, destacando, ainda assim, as inúmeras vantagens que as TIC podem representar, como ferramentas de trabalho, na preparação de uma geração nascida numa era de oportunidades globais, mas também de grandes incógnitas.

A sessão contou ainda com as intervenções do diretor do Centro de Competências Entre Mar e Serra, António Rodrigues, que destacou a grande adesão que esta iniciativa, que vai já na 17.ª edição, tem registado ao longo dos anos, deixando um agradecimento a todos os parceiros pela colaboração para a concretização desta iniciativa.

A diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL, Sandrina Milhano, destacou que a utilização pedagógica das TIC que desperta grande interesse junto dos professores. “Há muito tempo que faz parte da nossa vontade de melhorar e inovar, e incorporar outras metodologias de ensino e aprendizagem”, disse.

Por seu turno, João Sousa, em representação da Direção-Geral de Educação, destacou o papel das autarquias no sistema educativo, em especial pelas novas competências que lhes vão ser atribuídas.

“Cada uma vai ter de ter um pequenino Ministério da Educação para conseguirem gerir todas as responsabilidades a que vão ser chamadas”, disse, considerando tratar-se de uma oportunidade que as autarquias terão para aprofundarem projetos próprios.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999