Trabalhos para construção de nova ponte da Cabreira já começaram

Ponte cabreira conjunto 2 1 675 2500
23 Agosto 2017

Os trabalhos para a construção da nova Ponte da Cabreira e requalificação de acessos, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, já tiveram início, numa empreitada de 282.354,03 euros, que deverá ficar concluída em março de 2018.

Para a concretização desta empreitada será necessário proceder à demolição da antiga ponte, construção de nova obra de arte e necessários restabelecimentos viários ao tabuleiro da nova ponte.

Esta intervenção tem como objetivo garantir a travessia do rio Lis numa ponte onde até agora não era possível circular nos dois sentidos, em simultâneo.

A solução adotada para a execução da nova ponte, com 30 metros de comprimento, consiste num tabuleiro com 10 metros de largura, que terá dois sentidos de trânsito e passeio para peões.

Para a edificação da nova infraestrutura vai proceder-se à interrupção do trânsito no início das ruas confinantes com a atual ponte da Cabreira, onde vai ser executada a empreitada, nomeadamente a Rua da Cabreira (a Este da ponte) e a Rua Campos do Liz (a Oeste).

No decorrer da empreitada apenas poderão circular, nestas ruas, residentes, veículos de emergência e proprietários dos terrenos agrícolas, sendo os acessos garantidos em condições de segurança.

Desvios propostos como alternativa:
- Sentido de Leiria Amor/Barosa - O trânsito será desviado pela Estrada da Estação, Rua D. Carlos I, Rua Estrada Figueira da Foz , Rua 25 de Abril, Rua Campos do Liz, Rua do Campo e Estrada da Barosa;
O desvio proposto terá uma extensão de 7km.

- Sentido de Barosa/Gândara - Leiria, será desviado pela Estrada da Marinha Grande (antiga Estrada Nacional 242), Estrada da Barosa, Rua do Campo, Rua Campos do Liz, Rua 25 de Abril e Rua Estrada Figueira da Foz.
O desvio terá uma extensão de 4km.