Leiria adere ao Dia Internacional de Redução de Catástrofes

Protecao civil 1 675 2500
12 Outubro 2017

O Município de Leiria assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Redução de Catástrofes, no âmbito do qual é realizado o exercício de cidadania "A Terra Treme".

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância da adoção de comportamentos simples, que podem salvar vidas.

Este exercício, que tem a duração de um minuto, ocorre esta sexta-feira, dia 13, às 10:13.

No caso de Leiria, está prevista a realização de um exercício na EB Amarela, com a participação dos Bombeiros Municipais de Leiria e Proteção Civil, com o objetivo de ensinar aos alunos o que devem fazer numa situação de tremor de terra.

Recorde-se que esta escola tem trabalhado a cultura da segurança e participado com a autarquia em diversas ações, nomeadamente no programa de "Dá a Mão à Proteção", com visitas guiadas às instalações dos Bombeiros Municipais de Leiria, visionamento de filmes; exploração das viaturas de emergência, jogos de pavimento, entre outras atividades.

Na ação desta sexta-feira, o destaque vai para os procedimentos no sentido de saber o que fazer antes, durante e depois de uma situação de catástrofe, adotando três gestos simples que podem salvar vidas: baixar, proteger o corpo e aguardar o fim do sismo.