Mês Internacional da Biblioteca Escolar assinalado em Leiria

Scw 2953 1 675 2500
19 Outubro 2017

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar vai se assinalado em Leiria com um conjunto de iniciativas, com o objetivo estimular a frequência de leitores nas bibliotecas, incentivar e promover a leitura, destacar a importância das bibliotecas escolares, dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido no âmbito da promoção do livro e da leitura e destacar os recursos para o desenvolvimento das competências transversais de literacia.
Durante o mês de outubro todas as bibliotecas escolares do concelho de Leiria promovem atividades para divulgar junto da população escolar as bibliotecas e “chamar” leitores às bibliotecas.

_______________________________________________________________________

Programa – Dia 23 de outubro

Agrupamento de Escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra
10:50 - 11:35 |Bibliopaper- EB 2/3 Dr. Correia Alexandre |Atividade dinamizada com os alunos dos 5.ºs anos

Agrupamento de Escolas de Colmeias
09:30 - 12:00 | “I love my school library” - Projeto Inglês com TICs e (re)toques na BE do 1º ciclo, EB1 Bidoeira de Cima
14:30 - 15:00 | “Saborear leituras” - biblioteca da EBI Colmeias
Todo o dia | Oferta de postais aos utilizadores da BE

Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira
BE da Cruz da Areia
9:30 - 12:30 | “Era uma vez uma biblioteca” - exposição de fotografias sobre a “história de vida” da biblioteca (visitas das turmas do 1º ciclo de acordo com calendarização prévia)
9:30 - 12:30 | Animação de leitura da história “Um leão na biblioteca”, seguido de uma proposta de trabalho no âmbito da ilustração (1º e 2º ano) e de escrita criativa (3º e 4º anos) (de acordo com calendarização prévia).
14:00 - 15:00 | “Ler para os mais pequenos” - leitores do 1º ciclo dinamizam sessão de leitura para o pré-escolar.

BE de Parceiros
14:00 - 16:00 | Piquenique de leitura(s) - partilha de leituras de histórias do mundo; debates à volta dos livros; jogos de descoberta(s)

Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus
09:30 – 10:30 | Conta-me uma História “Grufalão” de Julia Donaldson e Axel Scheffler - Atelier de Ilustração - 1º CEB Correia Mateus

14:00 – 15:00 | Era uma vez… “A que Sabe a Lua?” de Michael Grejniec - Atelier de Ilustração - Pré-escolar Correia Mateus
10:00-12:00 | “Gosto de Saber!” Concurso digital interturmas | Quizizz

Programa da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
10:15 | Visita à Livraria de Afonso Lopes Vieira
10:30 | Leituras Caminhantes com Afonso Lopes Vieira - Rua da Graça - Estátua de Afonso Lopes Vieira e Jardim Afonso Lopes Vieira (Parque da Cidade)

_______________________________________________________________________

As bibliotecas ajudam a criar nos seus utilizadores uma necessidade permanente de aprender, ao longo de toda a sua vida.

Estudos sobre literacia, nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que existe uma relação estreita entre a acessibilidade a espaços e recursos de leitura e o nível de desempenho dos alunos. Os alunos tornam-se melhores leitores quando têm acesso a uma biblioteca e livros para lerem.

(…) A existência e utilização da biblioteca escolar constitui uma parte vital [da] educação obrigatória e gratuita. A biblioteca escolar é essencial “ao desenvolvimento da personalidade humana, bem como ao progresso espiritual, moral, social, cultural e económico da comunidade”.
(…) As funções da biblioteca escolar são várias: informativa; educativa; cultural e recreativa.
In Declaração Política da IASL – Bibliotecas Escolares