Camané no centenário do Museu de Leiria

Camane 1 675 2500
30 Outubro 2017

O centenário do Museu de Leiria vai ser comemorado em novembro com um grande programa cultural em que se destacam um concerto com a Orquestra de jazz de Leiria e Camané, conferências e visitas guiadas.

As comemorações abrem dia 11 de novembro, com a conferência “ComceptCon 2017 – Era uma vez… Histórias da história”, que decorre entre as 10:00 e as 19:00, com entrada livre.

Dois dias depois, 13 de novembro, o programa prossegue sob o mote “Além do físico: reflexão sobre as barreiras à participação cultural”, entre as 09:30 e as 17:00, também com entrada livre.

No dia 15 de novembro, o Museu oferece entradas livres aos visitantes, entre as 09:30 e as 17:30, estando marcada para as 17:00 uma visita guiada ao espaço.

Às 21:30, no Teatro José Lúcio da Silva, decorre um dos momentos mais significativos das comemorações, com um concerto da Orquestra de Jazz de Leiria e Camané. O bilhete tem o custo de 20 euros.

Dia 17, as comemorações regressam ao Museu de Leiria, que acolhe a conferência “Educação artística para a participação cultural”, às 21:30, com entrada livre.

No dia 18, o programa encerra com um concerto pelo Coro Ninfas do Lis, às 21:00, com entrada livre.

O Museu de Leiria é uma janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.

Ideia surgida ainda em tempos da Monarquia Liberal, o Museu ficou a dever a sua concretização aos esforços persistentes de Tito Larcher (1865-1932), que tomaram forma no Decreto de 15 de novembro de 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria.

Em 2006 iniciou-se o processo que devolve à vivência da Cidade o Convento de St.º Agostinho, monumento construído a partir de 1577 (a igreja) e 1579 (o complexo conventual), e agora habitado pelo novo Museu de Leiria.

O programa museológico, que se procurou participado, enquadra para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios, aberta à Cidade e ao seu território.

O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços expositivos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, propondo um caminho, necessariamente sumário, por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do País. No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

Desde a sua abertura, a qualidade desde projeto museológico tem sido reconhecida com a atribuição de diversos prémios, como o Prémio Siletto, do Fórum Europeu dos Museus, o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia, na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura.