Festa assinala Dia Internacional do Idoso em Leiria

O penico 1 675 2500
03 Novembro 2017

O Município de Leiria vai promover, dia 10 de novembro, uma festa dedicada à população sénior, com teatro e convívio, uma iniciativa que tem como objetivo assinalar o Dia Internacional do Idoso.

Tem sido prática do Município de Leiria promover iniciativas neste dia (o Dia Internacional do Idoso assinalou-se no passado dia 01 de outubro), por forma a proporcionar aos seniores do nosso concelho um dia de convívio e boa disposição, bem como felicitar as Instituições pelo trabalho que desenvolvem junto da população idosa.

“No essencial, o objetivo deste evento é, não só congregar todas as entidades que prestam apoio à população idosa no concelho de Leiria, mas também proporcionar aos seniores um espaço de convívio, interação e socialização, dando ênfase à sua participação em atividades lúdicas”, refere a vereadora do Desenvolvimento Social e População Idosa da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim.

A Câmara Municipal pretende assinalar esta data com a apresentação da peça “O Penico do Marquês”, no Teatro José Lúcio da Silva, a 10 de novembro, pelas 15:00, pelo grupo de teatro JUNCATEATRO e co-produção do Leirena Teatro.

A peça de teatro consiste numa trama que brinca com o popular, o engano, o inesperado, o medo e a intriga - uma história fictícia, um teatro físico e visual que nasce da exploração em torno da Real Fábrica do Juncal.

A exploração das imagens e das cores dos azulejos da Real Fabrica do Juncal, e do objeto cénico - caixa de papelão, permitiram o desencadear de peripécias física e estéticas que contribuíram e muito para o jogo teatral.

No final da sessão será servido um lanche, fomentando a convivência entre todos os participantes

Foram convidadas a participar nesta iniciativa todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Estabelecimentos Privados que desenvolvem respostas sociais com a população sénior.