Prorrogação do período crítico de incêndios rurais até dia 23 de novembro

20 Novembro 2017

Na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Ministério da Administração Interna alerta para a necessidade de os comportamentos individuais serem adequados ao risco de incêndio.

Assim, tendo em conta o tempo seco e a subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais.

Como tal, é proibida a realização de queimadas em todo o país.

Continua também a não ser permitido:

· Realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos;

· Utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

· Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;

· Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

· Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes;

· Fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Recorda-se ainda os cuidados a ter com trabalhos agrícolas e florestais:

· Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

· Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

· Guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.