Passar para o Conteúdo Principal

Município de Leiria adota medidas de poupança de água

Jardim luis de camoes 1 675 2500
21 Novembro 2017

O Município de Leiria está a adotar medidas preventivas no domínio da poupança de água, face à situação de seca que se vive no país.

Destaque para a decisão de reduzir drasticamente a utilização de água para a rega dos espaços verdes, com exceção daqueles espaços em que existem plantações novas e às quais é aconselhável garantir a rega.

A rega, que era bi-diária, passou a realizar-se apenas duas vezes por semana, diminuindo substancialmente este consumo.

De acordo com as últimas leituras efetuadas, o Município de Leiria consome cerca de 46.949 m3 a partir de captações de água do rio Lis, por ano, e cerca de 9.000 m3/ano a partir de água fornecida pelos Serviços de Água e Saneamento (SMAS).

Desde já se informa que o Município tem investido na monitorização em tempo real do nível de água nas captações mais críticas (bem como no reforço da monitorização da qualidade da água nas origens), na sensibilização dos utilizadores para o uso consciente da água através de mensagens na própria fatura, nas páginas web através da assinatura de correio eletrónico, para além da divulgação das campanhas nacionais.

De resto, o Município de Leiria está a promover uma campanha intitulada de “Nós Poupamos Água”, que vai ganhar forma através de um concurso de desenho infantil destinado a crianças dos Jardins de Infância e alunos do Ensino Básico, suas famílias e docentes.

A organização é do Município de Leiria, em parceria com as Águas do Centro Litoral, os SMAS e o Região de Leiria. O objetivo desta ação passa por promover a partilha das boas práticas de poupança de água pelas crianças e famílias do concelho de Leiria, contribuindo para o uso racional deste bem comum.

Para além destas medidas adicionais de poupança, é incontornável mencionar que o Município de Leiria está envolvido num projeto nacional (relacionado com as alterações climáticas) e a definir/consolidar políticas estruturais nesta área, nomeadamente na criação um Programa Municipal de Uso Eficiente da água, na promoção de incentivos para práticas agrícolas sustentáveis, bem como de valorização, planeamento e gestão do Vale do Lis, numa estratégia que pretende, igualmente, garantir a proteção das linhas de água.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999