Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência promove construção de cidade inclusiva

Quinta 1 675 2500
23 Novembro 2017

O Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo garantir os direitos das pessoas portadoras de deficiência, na construção de uma cidade mais inclusiva, tomou posse esta quinta-feira em Leiria.

"É importante que apesar do seu caráter consultivo, saiam deste Conselho propostas e projetos", realçou a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, na cerimónia de tomada de posse.

O Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, além de promover a igualdade de oportunidades, prevenir práticas e atitudes discriminatórias, visa também impulsionar o debate e o aprofundamento do conhecimento da realidade concelhia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, acessibilidade e mobilidade na cidade para todos.

Pretende ainda promover e valorizar a cidadania das pessoas com deficiência e suas organizações sem fins lucrativos representativas do concelho de Leiria.

Integram este Conselho a APD - Associação Portuguesa de Deficientes, a APPC – Leiria – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, a Associação Alzheimer Pinhal Litoral, a CERCILEI – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, os Malmequeres – Centro de Ocupação Permanente de Leiria, a SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, a APPDA – Associação para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria, a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, o ISS. IP - Instituto da Segurança Social, IP (Centro Distrital de Leiria), a PSP - Polícia de Segurança Pública, a GNR - Guarda Nacional Republicana, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, o IPL – Instituto Politécnico de Leiria e, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional.