Passar para o Conteúdo Principal

Relatório indicia sucesso do Like Saúde a prevenir comportamentos de risco

Sem t tulo 1 675 2500
30 Novembro 2017

As conclusões sobre as atividades realizadas no âmbito do projecto Like Saúde revelam sinais de sucesso junto dos mais novos na prevenção de comportamentos de risco, segundo dados revelados durante a apresentação do projecto para 2017/2018.

Segundo o relatório, “as diversas ações de caráter formativo e preventivo contribuíram para o aumento do nível de conhecimento dos alunos nas temáticas do tabaco, substâncias psicoativas e álcool, corroborando a eficácia das intervenções realizadas”.

A sessão contou com a intervenção da Sra. Vereadora da Educação, Anabela Graça, que fez um balanço positivo de todo o percurso deste projecto, apontando mesmo o seu alargamento aos concelhos de Pombal, Batalha e Porto de Mós como uma evidência da qualidade pedagógica no campo da prevenção de comportamentos de risco.

O objectivo para este ano letivo, estabelecido pelo município passa pela participação de 151 turmas do 5º, 8º e 10º anos de escolaridade das escolas públicas e privadas do concelho.

Maria dos Anjos Dixe, docente e investigadora da Escola Superior de Saúde de Leiria, apresentou os resultados da intervenção, levada a cabo no ano letivo transato, aos diretores, membros da direção, coordenadores do projeto de educação para a saúde e coordenadores de diretores de turma presentes, salientando a grande mais-valia que é a intervenção em idade precoce no sentido de criar e fomentar estilos de vida saudáveis e responsáveis, e diminuição de mitos e preconceitos associados aos diferentes consumos.

A sessão contou ainda com a apresentação, por parte de Ana Soledade, da Administração Regional de Saúde, das várias ações que constituem o projecto Like Saúde 2017/2018, abrangendo alunos, professores, pais e encarregados de educação e assistentes operacionais dos estabelecimentos de educação e ensino, com sessões formativas e informativas ao longo do ano, numa ação conjunta e concertada entre os vários parceiros que integram esta iniciativa do Município.
Por fim, foi apresentado uma nova acção do projecto Like Saúde, destinada aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, com o documentário “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”, realizado por Luís Marques da Cruz.

As crianças poderão assistir a uma peça de teatro concebida e protagonizada por cidadãos em situação de vulnerabilidade social, membros do Conselho Local de Cidadãos do Núcleo Distrital da EAPN- Rede Europeia Anti-Pobreza e, a partir daí, em contexto de sala de aula, abordar valores e temas elencados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovida pela Direção-Geral da Educação.

No projecto, o Município de Leiria, tem como parceiros o IPL, Administração Regional de Saúde, Mulher Século XXI, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Região de Leiria, RCA- Centro de Formação, PSP e a GNR.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999