Passar para o Conteúdo Principal

Visite Leiria

 

 

O concelho de Leiria, que durante anos é apontado como exemplo de economia pujante e dinamismo empresarial, tem no comércio, agropecuária e indústrias de cerâmica, plásticos, moldes e cimento a sua principal sustentabilidade.

Com mais de 125 mil habitantes, Leiria é servida por quatro autoestradas (A1, A8, A17 e A19) e uma via de caminho-de-ferro, a Linha do Oeste.

O castelo, que data de 1135 e no qual chegou a residir o rei D. Dinis, e as Termas de Monte Real são dois polos que, a par da Praia do Pedrógão e do Abrigo do Menino do Lapedo – sepultura infantil com perto de 25 mil anos indicado para monumento nacional -, concentram boa parte da atração turística do município.

No concelho fica também localizada a Base Aérea n.º 5 de Monte Real, na qual são preparadas missões sobretudo ao nível da Defesa Aérea e Ataque Convencional.

O Instituto Politécnico de Leiria é a instituição de ensino superior de maior relevância no distrito, possuindo cerca de 12 mil estudantes e quase um milhar de docentes espalhados por cinco escolas.

Segundo os dados do último Censos, Leiria regista um índice de envelhecimento abaixo da média nacional e taxas de desemprego abaixo da média nacional.

Leiria tem um conjunto de belezas naturais e um vasto património arquitectónico, museológico e gastronómico a descobrir. Seja bem-vindo a Leiria, terra descrita por um dos nossos expoentes máximos da literatura, Francisco Rodrigues Lobo:


"Está a fermosa terra situada
Numa planície fresca e deleitosa
A huma rocha íngreme encostada,
Donde o Castelo a mostra mais fermosa;
De dous alegres rios rodeada,
E de fresca verdura graciosa, vales ao redor verdes, sombrios,
Que cortam mansamente os brandos rios"



Francisco Rodrigues Lobo, "O Condestabre de Portugal D. Nuno Álvares Pereira, 13.67"
In André, Carlos Ascenso (2009), “Fotobiografia (im)Possível: Francisco Rodrigues Lobo: 1574 – 1621”, Imagens & Letras.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999