Passar para o Conteúdo Principal

Centro Histórico/Reabilitação Urbana

Consulte aqui o Regulamento do Centro Histórico de Leiria

 

 

"As cidades são territórios dinâmicos onde fluem as relações entre as pessoas e entre estas e os espaços. O reconhecimento dos afetos com a urbe passa por um sentido de pertença nessas relações que é colaborante e solidário e, por isso, robustece as identidades. 
As áreas de onde irradiaram os eixos de crescimento de uma cidade são sempre uma matriz que enobrece a terra, pois, geralmente, foram centros pujantes que garantiram a riqueza ou a sobrevivência ao longo das diversas épocas da História.

Em Leiria sentimos isso com o castelo, a alma mater da antiga cidadela, e, de igual modo, com o Centro Histórico, que cresceu a partir da antiga Praça de S. Martinho, hoje de Rodrigues Lobo, onde encostava a judiaria e o bairro cristão. Daí se estendeu a vila, pela zona baixa, até justificar a sua elevação a diocese e a cidade, graças à dinâmica económica e aos serviços prestados pelos seus moradores.

São estes quarteirões que, apesar das vicissitudes do andamento dos tempos, transmitem à atual cidade uma respeitabilidade histórica e um ambiente muito caraterístico. A malha urbana suscita o interesse e aproxima as pessoas.

É neste sentido de humanização e de reabilitação patrimonial que o Município vê o Centro Histórico de Leiria como um garante da coesão do sentimento leiriense. A reaproximação das pessoas para residirem, para reativarem o comércio e serviços, ou para o convívio, a fruição cultural e o lazer, é uma prioridade que levamos muito a sério.

Por tudo isto queremos colaborar e apelamos à colaboração de todos".

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria,

Raul Castro

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999