Passar para o Conteúdo Principal

Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal de Leiria mantém, sob sua responsabilidade, toda a documentação de natureza informativa, administrativa e histórica produzida ou reunida pelos diferentes órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da atividade municipal e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.

O Arquivo Municipal de Leiria encontra-se na dependência da Direção Municipal de Administração - Departamento Administrativo e Financeiro (Divisão Jurídica e Administrativa - DIJA).

Do acervo documental do Arquivo fazem parte os seguintes fundos:
- Fundo da Câmara Municipal de Leiria - O fundo da Câmara Municipal estende-se desde o ano de 1811 até à atualidade. Está organizado em caixas, livros e alguns maços.
- Fundo da Assembleia Cultural de Leiria - O fundo Assembleia Cultural de Leira tem como balizas temporais 1978 e 1985, e está organizado em caixas.
- Legislação e outra documentação, coleção de Diários do Governo e Diários da República - Esta coleção tem como balizas temporais 1844 e 2006 e está  rganizada em livros e caixas.
- Fundo da Comissão Municipal de Turismo (1937-1950)
- Fundo da Junta de Turismo de Monte Real (1940-1972)
- Fundo da Liga dos Amigos do Castelo de Leiria (1915-1952)

A maioria destes documentos está disponível para consulta pública.

No edifício dos Paços do Concelho, no Largo da República, encontram-se todos os processos de obras particulares desde o ano de 1970 até à atualidade.

Catálogo online (colocar endereço)

Missão e objetivos

Missão: Recolher, salvaguardar e divulgar a documentação arquivística do Município de Leiria, promovendo e valorizando o património histórico e documental do concelho.

Objetivos: O Arquivo Municipal tem como principais objetivos apoiar os serviços municipais na gestão da documentação corrente, assim como gerir a documentação ativa e inativa da Autarquia e garantir o acesso à informação a todos os cidadãos, com qualidade e eficiência.

Serviços

Consulta e Reprodução
O acesso a toda a documentação existente no Arquivo Municipal exerce-se através da consulta gratuita, da reprodução por fotocópia ou por qualquer outro meio técnico e da passagem de certidões, de acordo com o regime de acesso à informação administrativa e ambiental e de reutilização dos documentos administrativo aprovado pela Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.

A consulta dos documentos é feita nas salas de leitura do Arquivo Municipal, mediante o preenchimento de requisição própria.

A consulta e/ou a reprodução de documentos arquivados poderão ser solicitadas por uma das seguintes vias:

- Presencialmente

- Por email* para amlra@cm-leiria.pt

- Por correio* para:

Município de Leiria

Largo da República

2414-006 Leiria

- Por catálogo online

* Nestes casos, os pedidos deverão conter os seguintes elementos: nome completo, número do bilhete de identidade ou cartão do cidadão, número de contribuinte (NIF), morada com código postal e indicar a documentação a reproduzir.

A reprodução de documentos e a emissão de certidões estão sujeitas ao pagamento das respetivas taxas, de acordo com o Regulamento e Tabela de Taxas do Município em vigor.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30.

Contactos:
Rua da Cooperativa, n.º 65B
2414-019 S. ROMÃO – LEIRIA
amlra@cm-leiria.pt | mnarciso@cm-leiria.pt
Tel. +351 244 839 668 | +351 244 839 500 | Ext. 672/673/265

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999