Passar para o Conteúdo Principal

Cooperação Externa

Os Acordos de Geminação e os Acordos de Cooperação e Amizade entre municípios de diferentes geografias são uma forma de estreitar laços bem como de fomentar as relações de amizade e intercâmbio social, cultural, económico e institucional entre povos.

A raiz da Geminação e da Cooperação assenta na vontade expressa de manter uma relação de proximidade e de amizade que permite aprofundar o conhecimento e a empatia entre as populações, as empresas e as instituições dessas regiões por maior que seja a distância.

Exemplo disso é a primeira geminação de Leiria que data de 1969 e se realizou com Tokushima, no Japão.

Desde essa data Leiria tem vindo a estabelecer acordos de Geminação e de Cooperação que abrangem Ásia, África, América e Europa, alargando o horizonte dos laços que a unem a outros povos.

Além-fronteiras Leiria é conhecida, cada vez mais, pela sua história, cultura, dinamismo empresarial, pela sua gastronomia rica e apetecível, bem como pelas pessoas que acolhem com carinho e simpatia quem visita o concelho, num convite aberto a que voltem sempre.

Há ainda a valorizar a importância da proximidade que as Geminações e os Acordos de Cooperação e Amizade têm permitido estabelecer entre os respetivos municípios.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999