Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
Estratégia de gestão de resíduos sólidos urbanos
A estratégia municipal de gestão de resíduos sólidos urbanos do Município de Leiria passa pela Valorização Orgânica – Central de Valorização Orgânica; Recolha Seletiva – Unidade de Triagem Automatizada; e gestão de um Aterro Sanitário, através de uma empresa participada pelo Município de Leiria.
Esta foi criada a 6 de Agosto de 1996, pelo Decreto-Lei 116/96, é uma empresa participada pela EGF – Empresa Geral de Fomento, S.A. e pelos Municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
A exploração e gestão do Sistema Multimunicipal da Alta Estremadura foram adjudicadas em 1996, em regime de concessão exclusiva, à Valorlis, por um período de 25 anos.
O seu objetivo é a valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Alta Estremadura. Dispõe de um vasto conjunto de infraestruturas, equipamentos e tecnologias que permitem assegurar uma adequada eficiência nas atividades que executa:
- Valorização Orgânica – Central de Valorização Orgânica
- Recolha Seletiva – Unidade de Triagem Automatizada
- Aterro Sanitário
O funcionamento correto e integrado de todas as componentes, permitiram que em Junho de 2005 a Valorlis obtivesse a Certificação segundo as três normas de referência: NP EN ISO 9001:2008 para a Qualidade, NP EN ISO 14001:2004 para o Ambiente e OHSAS 18001:2007 para a Higiene e Segurança no Trabalho.