Centro de Documentação e Arquivo de Imagem
Em homenagem a Artur Avelar, um leiriense que dedicou cerca de 40 anos da sua vida à sua paixão pelo mundo do cinema, atribuímos o seu nome ao nosso Centro de Documentação e Informação.
Desenvolvido desde 1995, o Centro de Documentação e Informação Artur Avelar (CDIAA) apenas foi oficialmente aberto ao público no dia 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus) de 2002.
Através da Biblioteca e Arquivo de Imagem (ArquI) reúne um vasto património documental, bibliográfico e audiovisual que ultrapassa os 300.000 exemplares, entre monografias, publicações periódicas e documentos sobre pré-cinema, cinema, fotografia, artes, museologia, museografia, educação, televisão e cinema de animação.
O CDIAA é um recurso de inquestionável valor para o estudo das disciplinas que o m|i|mo integra e desenvolve, distinguindo-se pelo nível de especialização e qualidade, comprovado pela existência de algumas obras únicas que vão desde o século XVIII até aos dias de hoje, ajudando-nos desta forma a compreender o percurso do cinema ao longo de quase dois séculos.
Para esse efeito, e dada a importância do acesso aos documentos por assunto, desenvolveu-se um trabalho no âmbito da Indexação, da Classificação e Catalogação das obras com vista a proporcionar um acesso eficaz à colecção.
O CDIAA tem como objectivo conjugar a missão de conservação, investigação e divulgação da informação especializada, estreitando os laços entre a comunidade e o mundo do cinema e da fotografia, pelo que nos casos particulares de documentos iconográficos, fotografias, filmes e vidros de lanterna mágica, num princípio de conservação preventiva, promove-se a sua difusão em suporte digital.