Leiria Economia

Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
São vários os fatores que combinados, fazem do Município de Leiria, uma excelente opção de local onde investir, trabalhar e viver.
Leiria dispõe de um ambiente seguro e estável, tendo ao seu dispor uma vasta rede de acessibilidades que ligam o Município aos restantes municípios da Região de Leiria e a outras regiões nacionais e internacionais de referência.
A qualidade de vida sentida em Leiria é única. Desde espaços naturais, culturais e de lazer, passando por excelentes serviços de saúde, educação, equipamentos e infraestruturas, em Leiria vai encontrar uma região dinâmica preocupada com as necessidades daqueles que acolhe.
Investir em Leiria é escolher um território que tem vindo a crescer empresarial e industrialmente, que oferece incentivos e ajudas à criação, crescimento e fixação de negócios.
É neste contexto que o Município de Leiria se assume como um território atrativo e de qualidade ao investimento nacional e estrangeiro.
- Localização estratégica e acessibilidades
Nacional
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
O Município de Leiria prima pela sua centralidade no país, estando localizado na região centro de Portugal. Abrange uma área de 565.09 km2, sendo abrigo para cerca de 128.640 mil habitantes (resultados preliminares Censos2021), com cerca de 65% da sua população em idade ativa (2020).
Constituído por 18 freguesias, o Município encontra-se relativamente perto das principais áreas metropolitanas de Portugal, Lisboa e Porto, sensivelmente a 1h40m e 2h de automóvel, respetivamente. A menos de uma hora de viagem encontram-se cidades como Coimbra, Tomar e Santarém. Situa-se ainda, perto de dois portos marítimos importantes para o tráfego de mercadorias, localizados em Figueira da Foz e Aveiro (cerca de 60 km e 120 km respetivamente).
Internacional
Em contexto internacional, o Município de Leiria é de fácil acesso por parte de muitos países, sendo um ponto central para rotas internacionais relevantes. A capital de país mais próxima da região é Madrid, ficando a 551 km de distância. Por via aérea esta é uma viagem rápida, com duração de sensivelmente 1 hora, partindo do aeroporto de Lisboa. Paris, capital de França, localiza-se a 1639 km da região de Leiria, Bruxelas a 1942 km e Londres a 2086 km. Via aérea, estas capitais europeias estão a cerca de 2h de distância.
A sua localização ímpar auxilia a entrada numa grande zona de comércio livre – União Europeia - facilitando negócios vindos de qualquer destino. Portugal partilha o mesmo fuso horário com o Reino Unido e Irlanda, registando apenas 1 hora de diferença de países centrais europeus, como Alemanha, França, Bélgica ou Itália. Fora da Europa, regista uma diferença de 2 horas de Moscovo e 4 horas da maioria das cidades brasileiras.
- Qualidade de vida
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
Viver
Sendo um Município jovem, urbano, cultural e cosmopolita, ainda que com algumas características rurais, o Município de Leiria distingue-se por ser um importante centro industrial, de comércio e serviços em expansão, oferecendo uma alta qualidade de vida aos seus habitantes.
Estando o Município localizado junto do Oceano Atlântico, existe a possibilidade de usufruto de praias belíssimas da região. A par destas, paisagens e lugares deslumbrantes. O clima revela ser ameno e agradável. Em geral, a temperatura ao longo do ano varia de 5°C a 27°C, sendo que raramente é inferior a 0°C ou superior a 34°C. Em média, existem 7 horas de sol por dia durante o ano.
Oferece uma variedade de atividades e espaços de lazer indoor e outdoor, bem como eventos de cariz cultural durante todo o ano a toda a sua população, caracterizando-se por ser uma cidade dinâmica e inovadora.
Educação
Leiria conta com uma força de trabalho qualificada, sustentada por instituições de ensino educativo competentes e atrativas a estudantes e investigadores, nacionais e internacionais. Em Leiria, 14.7% da população tem formação superior (Census 2011).
O Politécnico de Leiria, Instituição de Ensino Superior pública, com 4 campus de ensino, oferece formação superior nas mais diversas áreas e promove uma cultura de diversidade, inclusão, empreendedorismo e inovação, o que já lhe valeu muitos prémios e distinções. Integra a Regional University Network, fundada no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias, cofinanciada pelo Programa Erasmus+ sendo componente de uma grande rede de colaboração entre diversas instituições de ensino superior, estimulando assim, a produção de conhecimento a nível internacional.
Conta ainda com 15 unidades de investigação, desenvolvendo a sua atividade em 4 áreas de domínio científico – ciências sociais e humanidades, engenharias e ciências exatas, ciências naturais e do ambiente, ciências da vida e da saúde - procurando gerar conhecimento científico prático e sustentado.
No ano letivo 2019/2020, o Politécnico de Leiria somou cerca de 12.000 estudantes inscritos nos diversos polos, estando incluídos estudantes internacionais de mais de 70 nacionalidades. Estes números traduzem a relevância deste polo de ensino como entidade formadora e também para as oportunidades de empregabilidade da região.
Leiria conta ainda com uma grande diversidade de oferta educativa desde o pré-escolar ao ensino secundário e Portugal prima por oferecer educação gratuita dos 6 aos 18 anos de idade.
Saúde
O Município de Leiria disponibiliza um número considerável de serviços médicos e de saúde, quer estes sejam públicos, apoiados pelo Sistema Nacional de Saúde, ou privados, os quais têm vindo a investir consideravelmente no concelho. Portugal oferece uma rede pública de saúde onde todos têm acesso universal a assistência médica. Desta forma, é conseguido um nível de bem-estar individual, familiar e social considerável no país e no Município.
- Infraestruturas e equipamentos
Rodo e ferroviárias
Possui uma boa rede de infraestruturas rodo e ferroviárias, o que permite uma acessível mobilidade de mercadorias e pessoas, fatores relevantes para o investimento no Município de Leiria.
Para quem se descola de Sul para o Norte do país, passando por Leiria, as melhores opções passam pelas autoestradas A1 e A8. No que diz respeito às deslocações de Norte para Sul, a autoestrada A1 continua a ser importante, junto das A29 e A17.
A cidade conta ainda com a Estação Rodoviária de Leiria, localizada no centro da cidade, disponibilizando viagens para qualquer ponto do país e do concelho. Oferece ainda, mobilidade por grande parte do Município através do serviço Mobilis.
Caso se opte pela deslocação em caminhos de ferro, a Linha do Oeste é uma opção, fazendo ligação desde Lisboa à estação da Figueira da Foz.
O desenvolvimento da ferrovia nos próximos anos, bem como o desejo da passagem à aviação civil da base aérea de Monte Real, atribuem a Leiria um grande potencial para o crescimento económico futuro.
Zonas industriais/de localização empresarial/negócios
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
A atividade económica da região de Leiria apresenta aspetos que a diferenciam de outras zonas nacionais, reforçando a sua vantagem enquanto destino de investimento.
O Município de Leiria contabiliza cerca de 50% das empresas da região, sendo que o setor das indústrias transformadoras se destaca como o principal em número de pessoal ao serviço (2019).
Este é um setor que contribui em muito para o PIB regional, estando cerca de 43% da atividade económica destas empresas sediadas nas 34 atuais áreas de acolhimento empresarial do Município de Leiria, sustentando a sua vantagem competitiva na forte cultura empreendedora da região, que combina inovação à tradição industrial, disponibilidade de mão de obra qualificada e uma grande ligação a mercados externos.
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
O ganho médio mensal dos trabalhadores do setor industrial no Município de Leiria é de 1.159,28 € (2018), seguido do setor dos serviços 1.053,74 € (2018).
No comércio internacional cerca de 80% das exportações do concelho são comércio intra-EU, sendo os restantes 20% extra-EU.
Neste sentido o Município encontra-se empenhado em acompanhar e potenciar o desenvolvimento do setor industrial e também das TICE, oferecendo espaços estruturalmente flexíveis e tecnologicamente equipados, de modo a incentivar a inovação no ecossistema industrial da região.
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.
Fonte: 2020 Leiria 2030, CML.