Jardins e Parques
Leiria é uma cidade dos e para os leirienses e para quem nos visita, que privilegia a vivência ao ar livre, perpetuando lembranças de dias passados fora de casa.
A par da naturalidade que caracteriza os jardins e parques da cidade, muitos são em que, mais do que o seu valor paisagístico, a ligação passa pelo ser valor património, histórico e cultural.
Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião)
Mais conhecido por Parque do Avião, este espaço faz parte das ememórias e dos sentimentos dos leirienses.
É, desde há décadas, uma das maiores referências da cidade e um dos pontos que maior relação tem com o rio Lis.
Situado em plena cidade e requalificado em 2007 no âmbito do Programa Polis, este é um espaço que faz a união da natureza com aspetos lúdicos e recreativos e que propicia o usufruto por todas as pessoas.
Para além de um parque infantil, um campo de jogos, o espaço recebeu um skatepark, tendo sido, ao longo dos anos, palco de diversas iniciativas desportivas e culturais.
Jaim Filipe da Fonseca foi um leirienses que faleceu durante a ditadura do Estado Novo, mais concretamente no assalto a Beja, em 1962, quando era Subsecretário de Estado da Defesa.
Em sua homenagem, a Câmara Municipal atribui o seu nome ao parque.
No entanto, em 1977, é aqui instalado um avião Beechcraft C-45 Expeditor, cedido à Força Aérea Portuguesa após a II Guerra Mundial, depois de ter servido essencialmente de transporte durante o seu tempo de uso.
O espaço passa, assim, a ganhar junto dos leirienses o nome de Parque do Avião, mantendo-se até hoje.
Jardim da Almuínha Grande
O Jardim da Almuínha Grande foi inaugurado a 22 de maio de 2019 e respondeu a uma das maiores preocupações dos leirienses.
Este é um espaço verde com conforto e segurança para, tendo o rio Lis como companhia, momentos de lazer, atividade física, eventos, pequenas feiras, festas, concertos, entre outros.
Com um parque infantil, uma Ludoteca e um anfiteatro ao ar livre, o Jardim da Almuínha Grande tem ainda uma clareira que se constitui como uma zona de prado.
É ótima para uma intensa utilização familiar e intergeracional, sendo também possível acompanhar a família de patos que habita o pequeno lago aqui existente.
Jardim Luís de Camões
Situado no coração da malha urbana, o Jardim Luís de Camões faz parte das memórias de todos os leirienses e mantém-se como ponto de encontro e de convívio.
A sua centralidade serve de palco a diversas iniciativas culturais e desportivas.
É casa da estátua "Pastor Peregrino", da autoria de Anjos Teixeia (filho), numa homenagem ao escritor leiriense Francisco Rodrigues Lobo.
Parque Verde de Leiria
Inaugurado em 2022, o Parque Verde oferece um novo espaço de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas.
São 8 hectares que potenciam o ecossistema existente e que valorizam o crescimento da cidade de leiria.
Reforça a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis.
Ao nível da vegetação, privilegia-se a opção por elementos regionais e autóctones, por serem os que apresentam maior resiliência.
Parque da Encosta do Castelo
Nas costas do Castelo, este parque reveste-se de elevada importância natural e patrimonial.
Dada a sua localização, permite o equilíbrio da estética da malha urbana e prima por características únicas ao nível do paisagismo.
A sua importância patrimonial não se prende apenas com as questões culturais, mas também com as riquezas naturais, desde a génese geológica à relíquia do ecossistema do louriçal, herança da era de clima subtropical do território.
Além disso, encontramos ainda na encosta do Castelo uma azinhaga e a Fonte do Pocinho, com elevada relevância história.
Atualmente, encontram-se a decorrer trabalhos de requalificação paisagística do parque, para valorização dos elementos naturais e das pequenas edificações.
Jardim de Santo Agostinho
Entre o Museu de Leiria/Convento de Santo Agostinho e o Centro de Interpretação Ambiental, o Jardim de Santo Agostinho contempla o rio Lis e partilha o lazer com o Percurso Polis.
Com o seu espelho de água e o seu ambiente natural, este Jardim é atrativo para pequenos momentos de lazer e de estadia e para a prática de determinadas atividades físicas.
Os seus plátanos acompanham a história de Leiria e tornam este espaço um verdadeiro ponto de convívio familiar e intergeracional.
Parque Prof. José Hermano Saraiva (Jardim da Vala Real)
Construído no âmbito do Programa Polis, o Parque Prof. José Hermano Saraiva, assim designado em homenagem ao advogado/historiado nascido em Leiria, é ums dos pequenos "pulmões" verdes que acompanham o rio Lis e o Percurso Polis e que permitem momentos de lazer e de desporto.
Mais conhecimento como Jardim da Vala Real, o seu estilo anfiteatro dá aso a eventos desportivos e culturais.
Uma das suas entradas e saídas é uma arquitetónica ponte de vidro, batizada de Ponte D. Dinis.