Rua Cónego Lacerda e Rua Cónego Amílcar, Milagres (em curso)
A empreitada incide sobre a Rua Cónego Lacerda, a Rua Cónego Amílcar e espaços envolventes ao Santuário Senhor Jesus dos Milagres, numa área de intervenção total de 23.720 m2, tendo como grandes objetivos dotar a zona de maior conforto e atratividade e revitalizar a dinâmica da área, à procura de melhores condições para o seu caráter turístico-cultural.
Pretende-se também melhorar a qualidade de vida, através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, visando:
- Requalificar a pavimentação
- Potencializar espaços exclusivamente pedonais, com melhoria da acessibilidade e mobilidade
- Novo dimensionamento dos estacionamentos, passeios e vias de circulação
- Regularizar o trânsito e estacionamento, adotando a política de acalmia de tráfego
- Introduzir nova sinalética urbana e regularizar a sinalética publicitária
- Arranjo urbanístico e requalificar os espaços verdades existentes e introduzir nova arborização
- Introduzir mobiliário urbano moderno e eficiente
- Criar zonas de estadia mais funcionais e apelativas, com garantia de conforto e segurança
- Dinamizar a economia local
- Estudar a drenagem das águas pluviais
- Renovar as infraestruturas técnicas
A zona norte (traseira) foi recentemente intervencionada ao nível de jardins e equipamentos, pelo que a empreitada será ao nível dos arruamentos e estacionamento, com criação de uma zona ajardinada nas costas do Santuário, para espaço de lazer aprazível, sendo a largura da via imediatamente a seguir reduzida e a rua elevada para acalmia do tráfego.
Na praça propriamente dita, será dada particular atenção às tradicionais festas que ali decorrem, através da colocação de novo pavimento, alinhamento, paralelismo e simetria, com vista a dotar o espaço de mais harmonia e melhor organização.
Será colocado o equipamento necessário para os festejos anuais, estando ainda previstas as áreas adequadas para as tasquinhas e ainda a existência de pequenas aberturas no pavimento para montagem dos arcos festivos (13 em cada um dos lados da praça). As 2 ruas serão igualmente dotadas destes orifícios, num total de 152.
Os 3 coretos existentes não serão intervencionados, estando prevista a criação de uma área pavimentada com a mesma geometria, bem como de passeios que ligam os coretos, acompanhados, quase na íntegra, por bancos corridos, que serão também colocados no lado oposto da praça, com o objetivo de criar uma zona de lazer e de barreira entre a praça e a via rodoviária.
Ao nível da arborização, serão mantidas as espécies saudáveis e plantadas novas árvores.
Na zona mais afastada do largo do Santuário, será colocada uma chapa identificativa com a inscrição “Milagres” com iluminação LED, estando também prevista nesta área a recolocação do busto do Padre Lacerda, dando-lhe maior importância e valor, pela maior visibilidade que adquire.
No espaço após a Rua Santuário Senhor Jesus dos Milagres, onde se encontra estacionamento e arborização, será criada uma zona de lazer para tranquilidade na contemplação do Santuário, através da instalação de 3 bancos e de mais árvores, mantendo-se o estacionamento.
A paragem de autocarros será recolocada no mesmo sítio e serão instalados um suporte de bicicletas e um bebedouro, sendo que o espaço servirá também para colocação de um palco durante a época festiva local.
O estacionamento será composto por 64 lugares, sendo 3 de mobilidade reduzida.
Esta intervenção tem um custo de 744.639,24 euros e um prazo de execução previsto de 270 dias, com conclusão em outubro.