Projeto Bata Branca
O projeto Bata Branca pretende garantir o acesso a cuidados de saúde à população do concelho, em especial nas freguesias em que os estabelecimentos de saúde foram encerrados ou que não estão em funcionamento por falta de médico.
O projeto, iniciado em janeiro de 2024 e desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria, conta com uma bolsa de 22 médicos, com um total de 168 horas semanais.
Este serviço, de complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde, tem como objetivo garantir o acesso à prestação de cuidados de saúde primários aos utentes que não dispõem de médico de família atribuído.
O Bata Branca possui financiamento partilhado entre a Administração Central do Sistema de Saúde e o Município de Leiria, cabendo a operacionalização à Santa casa da Misericórdia.
Num primeiro momento, a medida encontra-se implementada nas freguesias de Arrabal, Bajouca, Bidoeira de Cima, Milagres e Regueira de Pontes e nas Uniões das Freguesias de Colmeias e Memória, Monte Redondo e Carreira, Santa Eufémia e Boa Vista, Santa Catarina da Serra e Chainça e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
“O Município de Leiria considera que este investimento permite minimizar os constrangimentos existentes nos Centros de Saúde, com a falta de médicos e de alguma forma garantir os cuidados de saúde primários à população. Por outro lado, apesar de ter sido possível obter uma bolsa de horas considerável, esperamos que com o arranque do projeto, mais médicos venham a aderir”, destaca Ana Valentim, vereadora com o pelouro da Saúde.
Horários de funcionamento para a semana de 25 a 29 de março