Sucesso Escolar em debate no V Fórum da Educação a 9 de setembro

F rum educa  o programa 1 675 2500
26 Agosto 2014

David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, estará presente no V Fórum Educação, organizado pelo Município de Leiria e que irá realizar-se a 9 de setembro (3ª feira), no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.

A iniciativa, dirigida a professores e educadores, é este ano dedicada à problemática do "sucesso escolar", uma preocupação comum a professores, estudantes e às famílias em geral, na perspetiva de que o êxito na e da escola é um fator estratégico para o desenvolvimento, integração e bem-estar dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Segundo o professor David Justino, o sistema de ensino português, como está organizado, não está vocacionado para promover o sucesso dos alunos mas sobretudo para os selecionar ao longo do seu percurso educativo. A isto acresce o facto de, face ao atual contexto socioeconómico, ser necessário preparar e educar as novas gerações para a incerteza, através de uma estrutura sólida de conhecimentos e de capacidade de mobilização para situações novas, que só se atinge com esforço, treino, trabalho sistemático e disciplina. Desenvolver estrategicamente nas novas gerações atitudes favoráveis à inovação e à capacidade empreendedora, através da educação, será fundamental para melhorar as condições de sucesso, escolar e na vida futura.

O "V Fórum Educação - Sucesso Escolar: Que Estratégias?", constitui um momento formativo e simultaneamente de receção dos professores e educadores neste início de ano letivo. Conta com o apoio da RCA - Centro de Formação, do Leirimar, da ADLEI, do Jornal de Leiria e da Livraria Arquivo.