Câmara pressiona Ministério da Educação para manter escola da Loureira

Educacao 1 675 2500
01 Setembro 2014

A Câmara Municipal de Leiria continua a exercer pressão junto do Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), para manter a Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico localizada na Loureira.

Apesar da indicação de encerramento por parte do MEC datada de 23 de junho, a autarquia mantém as expetativas de que aquele estabelecimento escolar esteja a funcionar durante o ano letivo 214/2015, até porque o atual número de matrículas, 22, ultrapassa o exigível por lei.

As diligências constantes por parte da Câmara Municipal junto da DGEstE fundamentam-se numa lógica pedagógica e de uso racional de espaços em tudo capazes para assegurar o funcionamento letivo das aulas.

Para além dos contactos da autarquia com a DGEstE, é importante mencionar que a aprovação de uma moção pelo Conselho Municipal de Educação, que é composto por entidades e instituições representativas de toda a comunidade educativa do concelho de Leiria.

Recorde-se que para além do número de inscrições que corresponde ao que a lei exige, a autarquia também tem vindo a destacar a necessidade da conclusão do ciclo de escolaridade por parte dos alunos que transitam para o 4.º ano.

Por outro lado, são realizadas em sintonia com o sentir da população local que, naturalmente, não compreende como é que uma escola que oferece todos os recursos e o número de alunos exigidos por lei ficou na lista de estabelecimentos a encerrar.

O procedimento da autarquia, em defesa dos alunos, das populações e do uso eficiente dos estabelecimentos escolares tem, de resto, sido igualmente feito em relação a outras escolas que o município sempre recusou o seu encerramento.

A autarquia mantém a expetativa de que o MEC será capaz de demonstrar sensibilidade para um assunto importante para a estratégia educativa do município e para combater o cenário de desertificação que tem assolado diversos concelhos.