Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Mais de 500 professores no V Fórum da Educação para discutir sucesso escolar

Forum da educacao 1 675 2500
09 Setembro 2014

A vereadora da Educação, Anabela Graça, destacou investimentos da autarquia na ordem dos 3,6 milhões de euros para apoio às famílias com estudantes a cargo e de 4,2 milhões de euros para melhorar a qualidade da rede escolar.

O antigo ministro da Educação David Justino, por seu lado, alertou para a preocupante cultura de retenção nas escolas e fala da necessidade de promover uma cultura de incentivo ao sucesso.

O V Fórum da Educação, subordinado ao tema “Sucesso Escolar: que estratégias?” teve lugar esta terça-feira no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, reuniu uma plateia de mais de 500 professores e educadores e teve como orador convidado o antigo ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino. Foram ainda convidados deste fórum Adelino Antunes, professor da Escola Superior de Educação de Torres Novas e Rosa Santos, professora e formadora da Direção Geral de Administração Escolar.

A vereadora da Educação, Anabela Graça, começou por dar as boas vindas aos docentes do Concelho de Leiria na abertura de mais um ano letivo destacando o trabalho assumido pelo Município na coordenação da construção do Projeto Educativo Municipal durante o ano letivo de 2013/2014.

“Pretendemos que o Projeto Educativo Municipal tenha uma função educativa, mas também social, que preserve a identidade de cada escola, que qualifique a escola e tempo inteiro, onde se valoriza a valência escolar, mas também a valência da ocupação dos tempos livres.”, afirmou Anabela Graça.

A vereadora da educação destacou ainda na sua intervenção o investimento global de 7,8 milhões de euros por parte da Autarquia, para o apoio às famílias, bem como para a construção de três novos centros escolares em Parceiros, Barreira e Maceira.

Por sua vez, David Justino frisou o facto de Portugal se encontrar entre os países com maior taxa de retenção escolar sendo necessário identificar os alunos de forma a que sejam promovidos programas de prevenção do insucesso escolar. Para o Presidente do Conselho Nacional de Educação é preocupante o capital humano que estamos a perder por cada aluno que fica para trás. “Com estas retenções o Estado gasta entre 250 a 300 milhões de euros por ano” referiu David Justino, segundo o qual “Há que deixar de ter vergonha de falar em sucesso”.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze