António Mega Ferreira partilhou o seu humanismo e o fascínio pela literatura

Scw 0744 1 675 2500
15 Setembro 2014

Foi um António Mega Ferreira brilhante, intimista e conversador que no passado sábado apresentou a sua última obra “Viagem pela Literatura Europeia”, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

O ensaísta e escritor português que já desempenhou cargos públicos de relevo explicou aos presentes o início deste projeto, com uma série de dez palestras, sobre dez livros imprescindíveis da literatura europeia, num curso numa grande superfície comercial em Lisboa.

A partir deste curso “construiu” o livro com trilhos de pensamento, com o intuito de levar o leitor a descobrir aquelas dez obras na íntegra.

Profundo humanista, António Mega Ferreira partilhou com os presentes o seu fascínio pelo engenho humano, bem como o gosto pela literatura, desde muito novo, quando o pai lhe trazia ao sábado a revista “Cavaleiro Andante”, onde residia uma espécie de “quadrinização” dos grandes títulos.

O autor explicou que o livro contempla a literatura de uma “Europa clássica”, onde retrata “o corpo e a carne de cada livro”, numa mediação entre o leitor e o autor.

Esta viagem pela literatura Europeia começa com um poema épico, a “Odisseia”, que fundou a nossa civilização, analisando depois oito romances: “D. Quixote”, “As ligações Perigosas”, “A Ilha do Tesouro”, “Quixote”, “Werther”, “Guerra e Paz”, “A Montanha Mágica” e “Recherche”.

A apresentação do livro e do autor esteve a cargo do professor Fernando J. Rodrigues, tendo estado ainda presente o diretor da editora Arranha-céus, João Paulo Cotrim.

Leiria, 15 de setembro de 2014