Município de Leiria conquista galardão ambiental ECOXXI 2014

Ecoxxi 1 675 2500
15 Setembro 2014

O Município de Leiria conquistou o Galardão ECOXXI 2014, um símbolo promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e que valoriza fatores considerados fundamentais à edificação de um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação direcionada para a sustentabilidade e para a qualidade ambiental.

“Garantir a sustentabilidade é essencial para o nosso desenvolvimento, pelo que este galardão e reconhecimento ainda nos motivam mais para continuar a agir em prol da sustentabilidade e educação ambiental.”, afirmou o vereador do Ambiente, Ricardo Santos, que na sexta-feira, dia 19, estará na cerimónia de entrega deste galardão, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Na segunda-feira, dia 22, data em que se assinala o Dia Europeu sem Carros, o Galardão ECOXXI 2014 atribuído a Leiria será simbolicamente hasteado, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho.

É fundamental motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental, envolvendo-os no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental, com o objetivo de se conseguir um mundo mais justo e sustentável para todos.

Um mundo que seja habitável e fértil, através da promoção dos recursos existentes, os quais, por sua vez, deverão ser compartilhados de forma equitativa e equilibrada.

O Galardão ECOXXI 2014 caracteriza-se ainda por sensibilizar os municípios para a importância da parceria com os projetos escolares no âmbito da implementação da Agenda 21 Local e para o envolvimento de diversas entidades na elaboração e implementação desta agenda, contribuindo assim para a criação de indicadores de sustentabilidade.