Presidente recebe medalha de Honra e Mérito pela Liga dos Combatentes

P1020241 1 675 2500
28 Setembro 2014

O presidente da Câmara de Leiria foi condecorado com a medalha de Honra e Mérito da Liga dos Combatentes (Grau Ouro), no decorrer do 3.º Encontro de Homenagem aos Combatentes do Concelho de Leiria, que teve lugar este domingo.

“Esta condecoração é realizada publicamente porque tínhamos que agradecer o [seu] esforço e colaboração”, sublinhou o presidente da Liga dos Combatentes, Chito Rodrigues, entidade que organizou a cerimónia em parceria com as autarquias do município de Leiria.

O responsável, para além de exortar as pessoas presentes a contribuírem para a criação de “comunidades amantes da paz”, fez questão de lembrar, sobretudo no momento de crise que o país atravessa, que “para se atingir a paz coletiva” também é preciso que “sejam atendidas as reivindicações de pensionistas, reformados e deficientes”.

Já o presidente da autarquia destacou o facto de que recordar “aqueles que nos deram o exemplo de se se sacrificarem pela nossa pátria” é também uma forma de inspirar as gerações mais jovens” e de lhes passar o legado “de valores como a solidariedade, o mérito, a determinação e a honra”.

Raul Castro lembrou ainda muitos dos combatentes que “não regressaram ao seio das suas famílias e os que o fizeram foram obrigados a refazer as suas vidas”, louvando ainda “a capacidade de sofrimento e o exemplo de coragem das famílias de Portugal, em especial as mães e esposas dos combatentes, a quem tantos sacrifícios foram pedidos e que tanto sofreram em silêncio e abnegação”.

Em Leiria, esta iniciativa contribui para manter viva a história de Portugal e, consequentemente, o nome daqueles que se bateram pelo país.
Esta cerimónia contou com o apoio do Regimento de Artilharia n.º 4 (RA 4), da Base Aérea n.º 5 (BA5), da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública e das Juntas de Freguesia do Concelho que aderem às comemorações.