Projeto de regeneração urbana de Leiria lança concursos de ideias para atrair investidores nacionais e internacionais

Centro historico 2 1 675 2500
09 Outubro 2014

Leiria, 09 de outubro de 2014

Concursos de ideias destinados à população em geral, aos estudantes e aos profissionais da área da arquitetura, urbanismo e desenvolvimento económico marcam o projeto “Regeneração Urbana – Um Novo Impulso”, cujo objetivo passa, no final, por atrair a Leiria investidores nacionais e internacionais.

A Câmara de Leiria aderiu ao projeto que se integra num movimento nacional e conta com a parceria da Confederação Empresarial de Portugal, a Associação Empresarial da Região de Leiria – Nerlei e Instituto Politécnico de Leiria.

O Município de Leiria, em conjunto com os seus parceiros, definiu zonas piloto estratégicas de intervenção suscetíveis de receber ideias/projetos de regeneração urbana, articuladas com outras zonas onde o município já tem projetos de reabilitação em curso, de forma a contribuir para a regeneração geral da cidade.

A iniciativa concretiza-se através de três concursos de ideias/projetos: um concurso de auscultação à população, para que os leirienses possam participar e contribuir para os objetivos da reabilitação urbana.

Outro concurso para estudantes do IPL, ligando a academia à comunidade e aos desafios concretos da realidade local, aproveitando a criatividade e potencial dos alunos que estudam na região, dando-lhes uma oportunidade única de desenvolver as suas competências.

O terceiro e último concurso dirigido especialmente a profissionais da área da arquitetura, urbanismo e desenvolvimento económico, onde se espera que possam surgir ideias/projetos capazes de atrair investidores para a sua concretização, garantindo a viabilidade económica, a sustentabilidade e a harmoniosa integração urbana, salvaguardado o património e fomentado as atividades sociais no centro da cidade.

Apurados os vencedores dos vários concursos, serão criadas iniciativas de apresentação das ideias/projetos à comunidade e aos potenciais investidores. Leiria será integrada numa rede alargada da regeneração urbana, criando condições para futuros projetos e investimentos.

Prevê-se que o processo esteja finalizado para o final do mês de outubro, sendo nessa altura apresentado ao público e abertos os concurso para os interessados.

Os resultados deverão estar apurados no primeiro semestre de 2015 começando nessa altura os contactos de divulgação dos projetos e da captação do investimento.

O projeto foca em especial o conceito de “regeneração”, que alia a reabilitação urbana à revitalização económica e social dos espaços e infraestruturas, incentivando e criando condições para que o investimento privado.

Será a resposta a uma necessidade nacional real e um contributo para dinamização económica, reorientando o investimento na regeneração para o sector privado, mas sempre com a coordenação e em parceria com os agentes locais e as populações, trabalhando efetivamente em rede.