História do Convento dos Capuchos apresentada em livro

Capa convstantonio af 1 675 2500
07 Abril 2015

Rute Guerreiro, investigadora e profissional da área de restauro de pintura de cavalete, apresenta no sábado, dia 11 de abril, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o livro “O Convento de Santo António dos Capuchos de Leiria - Contributos para a sua história”, da Escafandro Edições.
A autora estará à conversa com o Professor Doutor Larcher Nunes e com o editor Nuno Valente.
De acordo com a autora esta obra “é dedicada ao antigo Convento de Santo António dos Capuchos de Leiria, não apenas de um ponto de vista histórico e artístico, incorporando o edifício, os seus fundadores e a sua evolução espácio-temporal, mas aflorando também o seu significado social e cultural na nossa cidade”.
Esta obra pretende mobilizar a opinião pública para este edifício devoluto, que urge preservar e restaurar.
Rute Xavier Guerreiro nasceu em Lisboa em 1969 e vive em Leiria desde 1998. Dedica-se à Conservação e Restauro de Bens Culturais desde 1989, tendo terminado em 2001 a licenciatura em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Emigrou para a Alemanha em 1994 onde desenvolveu experiência profissional na área de Restauro de Pintura de Cavalete até 1998.
Em Portugal dedica-se profissionalmente a esta área. Nos últimos anos prosseguiu estudos em Psicologia, com uma licenciatura pelo ISLA de Leiria (2011) e uma pós-graduação em Educação Expressiva pela Universidade Europeia em Lisboa (2013).
Tem como hobbies a pintura, a fotografia, o artesanato, o geocaching e o trekking.