Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

“As Salinas da Junqueira” no Centro de Interpretação Ambiental

Salinas 1 675 2500
23 Setembro 2015

 

Ecossistema raro e precioso, as Salinas da Junqueira estão em destaque no Centro de Interpretação Ambiental (CIA) até fevereiro de 2016.

De 01 de outubro de 2015 a 02 de fevereiro de 2016, realiza-se no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA), a exposição “Segredos do Património Natural e Cultural do Concelho de Leiria- As Salinas da Junqueira”

Nesta exposição da qual fazem parte 14 painéis temáticos, as Salinas da Junqueira são apresentadas na sua essência, transmitindo aos visitantes toda a magia de um local que é parte integrante da história de Leiria, mas cuja importância é de muitos desconhecida.

Dar a conhecer a todos este valioso espaço natural do concelho, que até à data tem dado um contributo vital para o desenvolvimento e funcionamento do vale do Lis é o objetivo desta exposição.

O Projeto Sal – Espaço Atlântico, A Paisagem e a Flora da Junqueira, bem como Aves, Anfíbios e Mamíferos, são alguns dos temas em destaque.

 

As Salinas da Junqueira

As salinas da Junqueira possuem uma área de 4,6 ha, no troço inferior do vale do rio Lis, entre as povoações de Sesmarias e Carreira, na freguesia de Monte Redondo.

São parte de uma área mais vasta de uma turfeira criada pelos monges cistercienses, há mais de meio milénio, quando aqui desenvolveram esforços de ocupação do território nacional conquistado aos mouros e de produção agrícola.

Trata-se de um ecossistema raro e precioso, dado ser uma antiga salina de interior e uma turfeira de baixa altitude, em clima de transição entre atlântico temperado e mediterrânico.

As Salinas da Junqueira são um bem classificado, em sede do Plano Diretor Municipal, como Património Paisagístico Municipal, estando prevista, pela Câmara Municipal de Leiria, a sua potenciação e valorização em termos paisagísticos, biofísico, socioculturais, económicos e turísticos. Pretende-se também que seja vocacionada para observação de ave e outras atividades recreativas e educativas

Possui elevado valor regional, uma vez que presta um conjunto significativo de serviços ambientais essenciais à sustentabilidade das atividades humanas (nas quais se destaca a agrícola) no norte dos concelhos de Leiria e Marinha Grande, designadamente controlo de poluição, controlo de cheias e secas, de pragas e doenças e de potenciação da biodiversidade.

Possui valor internacional, designadamente pela ocorrência potencial de dois habitats europeus prioritários, por estar inserida na rota das aves migratórias do arco atlântico (África Ocidental - Norte da Europa) e na Rota do Sal Atlântico, projeto internacional financiado pelo Programa INTERREG IIIB implementado em parceria com Espanha, França e, Inglaterra.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title