Passar para o Conteúdo Principal

Museu de Leiria cede obras de José Luís Tinoco para exposição em Lisboa

Loop 1 675 2500
28 Março 2016

Trinta obras do artista leiriense José Luís Tinoco e que fazem parte do acervo do Museu de Leiria, vão estar patentes ao público na exposição Loop dedicada a este artista, no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa, entre 01 de abril e 22 de maio.

Estas obras integram um conjunto de 50 obras que fazem parte da coleção do Museu de Leiria e foram, temporariamente, cedidas pelo Município de Leiria à EGEAC – Cultura em Lisboa, para estarem patentes na exposição.

Loop é uma exposição, comissariada por Luísa Soares de Oliveira e surgiu do espetáculo “Os Lados do Mar”, que decorreu no São Luiz Teatro Municipal em Setembro de 2015 e que assinalou os 50 anos de carreira de José Luís Tinoco.

José Luís Tinoco

José Luís Tinoco (n. Leiria, 1932) filho da pianista Maria Carlota Tinoco e do docente e reitor do Liceu de Rodrigues Lobo de Leiria, Agostinho Gomes Tinoco, cresceu num ambiente onde a música e as artes visuais estiveram sempre presentes.

Para além da sua atividade como músico, a sua carreira passou também pela arquitetura, ingressando no curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, curso que acabaria por concluir na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa.

À sua atividade de pintor, José Luís Tinoco tem associado a ilustração, o cartoone as artes gráficas. Salientam-se, entre outros trabalhos, as capas que desenhou para a obra completa de José Rodrigues Miguéis (Ed. Estampa) e a intensa colaboração com os CTT, traduzida na criação de mais de duzentos selos postais. Dedicou-se igualmente ao desenho de mobiliário, cenários e figurinos para bailado e fez uma breve abordagem à foto-animação.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999