Villa Portela transforma-se em Centro de Artes gerido pelo Município de Leiria

Vila portela 1 675 2500
03 Outubro 2016

A Villa Portela vai transformar-se num Centro de Artes gerido pelo Município de Leiria, aberto a todos os leirienses, anunciaram esta segunda-feira o proprietário, pela voz de Ricardo Charters d’Azevedo, e o presidente da autarquia, Raul Castro.

“É um espaço emblemático em Leiria” e este acordo agora alcançado resulta de “uma aspiração e de uma expetativa de há muito tempo e que agora se cumpre”, sublinha Raul Castro, referindo-se ao chalé do século XIX inspirado na arquitetura helvética, construído em 1894 pelo bisavô do atual proprietário.

Já Ricardo Charters d’Azevedo explica que “o bem [a Villa Portela] é da Câmara [de Leiria] a partir da assinatura” e que este corresponde também a um contributo pessoal para a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

“É possível fazer algumas coisas quase imediatamente”, adiantou o ainda proprietário, mas é claro que o espaço necessita “de uma intervenção na zona do jardim e no seu interior”, esclarece.

Naqueles 17 mil metros quadrados vão ser criadas desde oficinas para escultores, visitas escolares, concertos, residências ligadas ao processo criativo, bem como uma cafetaria/salão de chá virado para o castelo de Leiria.

“Tudo o que acontecer no centro de Artes decorrerá de um processo de dinâmica cultural, no qual irão surgir ideias, mas temos a certeza de se se vai constituir como uma âncora fortíssima ligada à cultura de Leiria”, acentua Raul Castro.

A deliberação da Câmara, que pressupõe o arrendamento do espaço no valor de 3.500 euros/mês, está agendada para 18 de outubro, que irá depois ser remetida para a Assembleia Municipal prevista para o início de dezembro.

“Estou a dar este espaço aos leirienses, através da Câmara de Leiria”, conclui Ricardo Charters d’Azevedo, que aproveita a conferência de imprensa desta segunda-feira para lançar um desafio: “é preciso que a cidade queira fazer coisas e que os leirienses tenham sugestões para dar”.