Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Exemplo de Leiria apresentado em Congresso Nacional Cidades e Vilas de Excelência

Paru 1 675 2500
20 Outubro 2016

Os novos sistemas de mobilidade da cidade de Leiria estiveram em destaque no II Congresso de Cidades e Vilas de Excelência, onde foi feita uma apresentação de soluções que materializam a política desenvolvida pelo Município nesta área.

A apresentação debruçou-se sobre temas como a candidatura ao Portugal 2020, nomeadamente o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Investimentos Territoriais Integrados (ITI),

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PEDU), Plano de Ação Integrada Comunidades Desfavorecidas (PAICD), Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e Plano de Ação Regeneração Urbana (PARU).

Foram ainda apresentados projetos em que o Município de Leiria participa, como o Urban Wins e U-Bike, numa abordagem que fez uma incursão à regeneração urbana em Leiria, no âmbito do Polis, PALOR e PARU.

Refira-se que este congresso, que teve as suas conclusões agora publicadas, decorreu no passado mês de setembro, na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, juntando em debate sobre as Políticas de Cidades e os desafios no âmbito do Portugal 2020, secretários de Estado, presidentes de Câmara e técnicos autárquicos.

Na ocasião, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, defendeu a necessidade de os municípios desenvolverem e possuírem, em reserva, diversos projetos, de forma a aproveitar as diversas janelas de oportunidade que vão surgindo no âmbito do Portugal 2020. “Vai haver muito dinheiro”, disse o governante, defendendo a necessidade de as autarquias apresentarem candidaturas ao regime “overbooking” dos fundos comunitários, em 2018 e/ou 2019.

O congresso contou com a participação de 150 pessoas, tendo sido abordadas as boas práticas desenvolvidas durante o período de participação na Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

No encerramento, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, apresentou a sua visão para a sustentabilidade das autarquias, através da promoção de modos de deslocação suaves, dando enfoque à mobilidade elétrica e ao programa nacional U-BIKE

Os temas partilhados e debatidos pelos participantes irão ser editados em livro.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze