Leiria distinguida com a Bandeira Cidades de Excelência

Img 1304 1 675 2500
24 Novembro 2016

O Município de Leiria recebeu esta quinta-feira a segunda Bandeira Cidades de Excelência, atribuída pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, como reconhecimento público do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito da qualificação urbana e ambiental.

A atribuição é justificada com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Leiria aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila com Mobilidade Ciclável ou Pedonal” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”, o que coloca Leiria no patamar mais elevado reconhecido às cidades portuguesas aderentes à rede, sendo a terceira a ser distinguida com este galardão.

Na cerimónia de entrega, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, reafirmou o compromisso de desenvolver um “trabalho virado para o futuro”, de forma a reforçar o objetivo de garantir uma “cidade de excelência”, seguindo uma estratégia bem definida, na qual se integra o propósito de fazer de Leiria em 2027 a Capital Europeia da Cultura, para que todo o concelho beneficie dessa transformação.

“Continuamos com enorme convicção de que estamos no caminho certo, a trabalhar para o futuro e garantir a qualidade de vida que todos ambicionam”, disse o presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Pedro Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, destacou o trabalho que Leiria tem desenvolvido ao nível do planeamento, nomeadamente na área da regeneração urbana, e que tem inclusivamente servido de modelo para muitos outros municípios que integram a rede e que pretendem efetuar o mesmo percurso.

“Hoje as cidades já não crescem como cresciam, e ainda bem, porque a pegada ecológica e as matérias ambientais impõem uma certa reciclagem e reabilitação, e a Câmara Municipal deu esse exemplo no processo de regeneração urbana”, realçou, acrescentando tratar-se de uma ação continuada, que não surgiu apenas por uma oportunidade de financiamento.

Na sua intervenção, Pedro Silva destacou também a opção por uma governância participativa assumida pelo Município, por colocar a debate e discussão as matérias que são essenciais do ponto de vista do desenvolvimento urbano. “Isso faz com que haja uma corresponsabilização dos munícipes locais naquilo que é a execução e depois a monotorização que vai sendo feita ao longo do tempo”, disse.