Passar para o Conteúdo Principal

Sofá, livros, almofadas e um tablet: o novo kit para promover a leitura no 1.º ciclo

Leitura na sala de aula 1 675 2500
04 Janeiro 2018

 

A Câmara Municipal de Leiria apresentou esta quinta-feira um projeto que prevê instalar pequenos espaços de leitura nas salas de aula, equipados com uma estante com 15 livros, um tapete, um sofá duplo, um conjunto de almofadas de chão e um tablet.

Segundo a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, “a intenção é colocar a promoção da leitura no centro dos esforços das escolas e dos professores, permitindo alargar e diversificar ações em contexto escolar e nas famílias”.

“O projeto é pioneiro em Leiria e assume-se como mais uma estratégia a valorizar pelo professor, já que proporciona um ambiente favorável à leitura no próprio espaço da sala de aula”, destaca.

A este programa podem candidatar-se professores do 1.º ciclo nas escolas do concelho, sendo selecionadas 15 candidaturas, de acordo com a qualidade das linhas de ação propostas, a sua contribuição para o desenvolvimento do programa na promoção da leitura e do sucesso escolar e o impacto na turma/comunidade educativa.

Aos escolhidos será atribuído um kit de leitura na sala de aula, com uma estante para livros, um tapete, um sofá duplo, um conjunto de almofadas de chão, um tablet e um conjunto de 15 livros.

A “Rede de Leitura na sala de aula” é um programa de diferenciação pedagógica na sala de aula, que visa promover um espaço de leitura, dimensionado ao universo da turma.

Sendo a leitura fundamental e essencial na Escola, a motivação para os hábitos de leitura é a base de todos os saberes e um ponto de referência e apoio para o desenvolvimento das competências das diferentes literacias.

Para a concretização deste programa é fundamental que o professor desenvolva uma gestão de rotinas na sala de aula que favoreçam a motivação para a leitura, ajudem os alunos a tornarem-se parceiros eficazes do seu próprio sucesso e promovam práticas de ensino flexível.

A “Rede de Leitura na sala de aula” é um programa de promoção da leitura no âmbito do Projeto Educativo Municipal de Leiria, em articulação com as Medidas de Promoção de Sucesso Escolar.

O processo de candidatura decorre de 15 de janeiro a 28 de fevereiro, devendo os professores titulares de turma do ensino público do 1.º ciclo (1.º ao 3.º ano) preencher e submeter a candidatura, a partir da ficha de candidatura, de acordo com os seguintes requisitos: apresentação de um programa de leitura – Linhas de Ação, e desenho da criação do espaço/ambiente de leitura na sala de aula.

Candidatura:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScm1-HNKZ7w8n6DPFlcILwQsJoohQFtZnbGUuK4YxL1yuCOYA/viewform

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999